Buscar

A terapia de casal apresenta desafios iniciais relacionados à condição conflituosa do casal refletido nos comportamentos individuais que geralmente...

A terapia de casal apresenta desafios iniciais relacionados à condição conflituosa do casal refletido nos comportamentos individuais que geralmente já são observados na primeira sessão. Quais comportamentos são esperados neste e qual o cuidado inicial que o terapeuta deve ter?


É comum o casal apresentar uma falta de habilidade de escuta entre si, com postura acusatória e apresentando suas queixas com emoções floradas. O terapeuta deve procurar instalar a calma e a escuta recíproca.
Geralmente, o casal se apresenta desmotivado e com descrédito com relação à terapia, exigindo que o terapeuta faça compreender que podem ter resultados positivos.
Caso o casal apresente muitas reclamações recíprocas e agressividade, indicará que não estão em condição de terem um processo que deve ser informado pelo terapeuta.
É comum que o casal tenha comportamento hostil e acusatório entre si, e nestes casos, o terapeuta não deve intervir, observando para melhor compreender as dinâmicas do casal.
Pode ocorrer de um membro do casal se calar diante de postura mais agressiva do outro, neste caso ele deve ser encaminhado para atendimento individual.

Essa pergunta também está no material:

exercício
1 pág.

Psicoterapia Breve

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na terapia de casal, é comum que o casal apresente comportamentos hostis, acusatórios e reclamações recíprocas. O terapeuta deve procurar instalar a calma e a escuta recíproca, além de fazer com que o casal compreenda que a terapia pode trazer resultados positivos. Caso o casal apresente muita agressividade e reclamações, o terapeuta deve informá-los que não estão em condições de terem um processo terapêutico. Quando um membro do casal se cala diante da postura mais agressiva do outro, ele deve ser encaminhado para atendimento individual. O terapeuta deve observar as dinâmicas do casal e não intervir em comportamentos hostis e acusatórios entre si.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais