Buscar

O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dia...

O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dialético. Está de acordo com o materialismo de Marx e Engels a ideia de que:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels, a ideia é que a base da sociedade é a produção material e que as relações sociais são determinadas pelo modo de produção. Além disso, a luta de classes é o motor da história e a superação do capitalismo é necessária para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel

O materialismo histórico e dialético é uma abordagem filosófica e metodológica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels para analisar a sociedade, a história e as relações sociais. De acordo com o materialismo histórico e dialético, a ideia central é que a história e a evolução da sociedade são impulsionadas principalmente pelas forças materiais e econômicas, em contraste com explicações idealistas que enfatizam fatores espirituais, ideológicos ou abstratos.


Portanto, está de acordo com o materialismo de Marx e Engels a ideia de que:


1. As condições materiais, incluindo as relações de produção e a organização econômica, desempenham um papel fundamental na determinação do curso da história.


2. A luta de classes, decorrente das contradições entre as classes sociais na sociedade, é um motor central do desenvolvimento histórico.


3. A história é caracterizada por mudanças, contradições e conflitos que surgem das condições materiais e econômicas.


4. O materialismo histórico e dialético enfatiza a importância da análise concreta das circunstâncias históricas e sociais para compreender a dinâmica da mudança social.


Esses princípios são fundamentais para a análise marxista da sociedade e da história, e eles representam a base do materialismo histórico e dialético desenvolvido por Marx e Engels.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais