Buscar

No processo de avaliação genética e seleção dos animais, considera-se que desempenho do indivíduo (P), também chamado de fenótipo, é influenciado p...

No processo de avaliação genética e seleção dos animais, considera-se que desempenho do indivíduo (P), também chamado de fenótipo, é influenciado por sua constituição genética (G) e pelo ambiente (E), como demonstra modelo: P = G + E. Entretanto, do ponto de vista biológico, o efeito do genótipo de um indivíduo está sujeito às condições ambientais do local em que ele é criado. Assim, surge um componente que é a interação genótipo-ambiente (GxE), gerando um modelo clássico composto por três elementos, como segue: P = G + (GxE). A interação genótipo-ambiente pode ser conceituada como a mudança no desempenho de genótipos medidos em dois ou mais ambientes. Genótipo pode ser entendido como raças ou composições raciais, linhagens etc. Já ambiente abrange uma ampla gama de fatores como regiões geográficas, sistemas de manejo, tipo de alimentação, época de produção, entre outros. As figuras a seguir mostram o peso de animais de duas diferentes raças (A e B) criados em dois ambientes distintos (1 e 2). Com base nas figuras apresentadas, avalie as afirmacoes que se seguem. I. Houve interação genótipo-ambiente nas figuras 1, 2 e 3, pois o comportamento das duas raças quanto ao peso foi diferente nos ambientes observados. II. Na figura 2 não houve alteração no mérito relativo dos animais quanto ao peso das duas raças. Entretanto, verificou-se interação genótipo-ambiente devido à magnitude das diferenças do peso das duas raças nos ambientes 1 e 2. III. Na figura 3, houve interação genótipo-ambiente, pois observou-se que o comportamento dos animais das raças A e B quanto ao peso relativo nos ambientes 1 e 2 foi diferente nos dois ambientes considerados. IV. Houve interação genótipo-ambiente nas figuras 2 e 3. Na figura 2, a interação é observada pela alteração nas diferenças de peso entre as duas raças; e, na figura 3, houve alteração no ranking dos animais nos dois ambientes. V. Nas figuras 2 e 3, houve interação genótipo-ambiente caracterizada pelo mérito relativo referente ao peso dos animais ser diferente nos dois ambientes. Entretanto, a figura 1 mostra uma diferença mais discreta em relação às outras duas. É correto apenas o que se afirma em III e I. II e V. IV e II. III e IV. I, III e IV.

I. Houve interação genótipo-ambiente nas figuras 1, 2 e 3, pois o comportamento das duas raças quanto ao peso foi diferente nos ambientes observados.
II. Na figura 2 não houve alteração no mérito relativo dos animais quanto ao peso das duas raças. Entretanto, verificou-se interação genótipo-ambiente devido à magnitude das diferenças do peso das duas raças nos ambientes 1 e 2.
III. Na figura 3, houve interação genótipo-ambiente, pois observou-se que o comportamento dos animais das raças A e B quanto ao peso relativo nos ambientes 1 e 2 foi diferente nos dois ambientes considerados.
IV. Houve interação genótipo-ambiente nas figuras 2 e 3. Na figura 2, a interação é observada pela alteração nas diferenças de peso entre as duas raças; e, na figura 3, houve alteração no ranking dos animais nos dois ambientes.
V. Nas figuras 2 e 3, houve interação genótipo-ambiente caracterizada pelo mérito relativo referente ao peso dos animais ser diferente nos dois ambientes. Entretanto, a figura 1 mostra uma diferença mais discreta em relação às outras duas.
É correto apenas o que se afirma em III e I.
II e V.
IV e II.
III e IV.
I, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

av
1 pág.

Bases Genéticas para Melhoramento Animal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são III e I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais