Buscar

A chuva ácida é um fenômeno atmosférico, no qual a precipitação, seja chuva, neve, neblina, apresentam alta concentração de ácidos. Com base no tem...

A chuva ácida é um fenômeno atmosférico, no qual a precipitação, seja chuva, neve, neblina, apresentam alta concentração de ácidos. Com base no tema “chuva ácida”, analise as sentenças a seguir:

I- A precipitação natural, ou seja, chuva não poluída apresenta caráter neutro, com pH em torno de 7,0.

II- Os compostos como dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOX) são os principais responsáveis pela acidificação da água da chuva.

III- A chuva ácida é um problema local, uma vez que as substâncias poluidoras não podem ser transportadas por muito quilômetros.Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I e III estão corretas.


B) As sentenças II e III estão corretas.


C) Somente a sentença II está correta.


D) As sentenças I e II estão corretas.

Anterior

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As sentenças I e II estão corretas. Justificativa: I- A precipitação natural, ou seja, chuva não poluída apresenta caráter neutro, com pH em torno de 7,0. Essa afirmação está correta, pois a chuva natural é levemente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mas seu pH é próximo de 7,0, considerado neutro. II- Os compostos como dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOX) são os principais responsáveis pela acidificação da água da chuva. Essa afirmação também está correta, pois esses compostos são liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis e pela atividade industrial, e reagem com a água da chuva formando ácidos. III- A chuva ácida é um problema local, uma vez que as substâncias poluidoras não podem ser transportadas por muito quilômetros. Essa afirmação está incorreta, pois a chuva ácida pode ser transportada por longas distâncias pelo vento, afetando áreas distantes da fonte de poluição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais