Buscar

A coleta de citopatológico para o rastreio de lesões precursoras e de câncer cervical é uma competência do enfermeiro. Antes de realizar o exame es...

A coleta de citopatológico para o rastreio de lesões precursoras e de câncer cervical é uma competência do enfermeiro. Antes de realizar o exame especular, o profissional deve realizar a anamnese e o exame físico ginecológico. É importante ressaltar que o enfermeiro deve orientar a usuária sobre o procedimento, buscando esclarecer suas dúvidas e reduzir a ansiedade e o medo, além de preencher a requisição de exame citopatológico do colo do útero. A realização de coleta de material citológico deve seguir as normas técnicas de coleta, conforme padronizado pelo Inca e disposto no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Sobre a coleta de citopatológico, assinale a alternativa correta.


a. É importante a utilização de lubrificantes para a coleta de todas as mulheres, pois facilita a visualização do colo do útero e não prejudica a adequação da análise.
b. O exame deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode auxilia na diferenciação celular no diagnóstico citopatológico.
c. Recomendação de abstinência sexual prévia ao exame só é justificada quando são utilizados preservativos com lubrificante ou espermicidas, pois a presença de espermatozoides não compromete a avaliação microscópica.
d. A realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, nas 48 horas anteriores à coleta é indicada, pois é utilizado gel para a introdução do trans
e. A coleta de citopatológico não é indicada para mulheres virgens, pois pode romper o hímen e causar dor.

Essa pergunta também está no material:

POLITICAS DE ATENÇÃO A SAUDE DA MULHER- QUESTIONARIO l
12 pág.

Enfermagem Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Recomendação de abstinência sexual prévia ao exame só é justificada quando são utilizados preservativos com lubrificante ou espermicidas, pois a presença de espermatozoides não compromete a avaliação microscópica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais