Buscar

No caso da imagem, você pode perceber que os dados estão razoavelmente dispersos em relação à média, no par ordenado (X.Y) = (2,2). Agora, compare ...

No caso da imagem, você pode perceber que os dados estão razoavelmente dispersos em relação à média, no par ordenado (X.Y) = (2,2). Agora, compare com outra distribuição: Aqui, você pode perceber que a dispersão dos dados é bem menor, situando-se entre 1,5 e 2,4, para ambas as variáveis (X,Y). Nesse caso, como não há notações em relação aos dados da variável, podemos comparar os desviospadrões. E quando os dados são expressos em grandezas diferentes? Imagine que a primeira distribuição é dada em centímetros, ao passo que a segunda está em quilômetros. Para superar essas limitações, podemos padronizar o desviopadrão, de modo a criar uma medida de dispersão que possa aplicar-se a conjuntos de dados com diferentes médias e desvios. Essa medida é o coefi ciente de variação, também conhecido como coefi ciente de variação de Pearson, calculado por meio da fórmula:

O coeficiente de variação permite a comparação de duas ou mais séries de valores, tratando-se de uma medida universal.
O coeficiente de variação é uma medida de dispersão que pode ser aplicada a conjuntos de dados com diferentes médias e desvios.
O coeficiente de variação é calculado pela fórmula (s/X) x 100.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Tema 9   Coeficiente de variação e propriedades
7 pág.

Estatística I Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) As afirmativas I, II e III estão corretas. I - O coeficiente de variação é uma medida de dispersão que pode ser aplicada a conjuntos de dados com diferentes médias e desvios. II - O coeficiente de variação é calculado pela fórmula (s/X) x 100. III - O coeficiente de variação permite a comparação de duas ou mais séries de valores, tratando-se de uma medida universal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais