Buscar

Os dissídios coletivos do trabalho, bem como os dissídios individuais do trabalho, comportam sistema recursal, havendo a possibilidade de submeter ...

Os dissídios coletivos do trabalho, bem como os dissídios individuais do trabalho, comportam sistema recursal, havendo a possibilidade de submeter as sentenças neles proferidas ao segundo grau de jurisdição em atenção ao disposto na Constituição Federal.

 

Sobre o sistema recursal no âmbito dos dissídios coletivos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

 

     I.       ( ) Cabe recurso ordinário das decisões definitivas ou terminativas dos TRTs em dissídios coletivos.

   II.       ( ) As decisões proferidas nos dissídios coletivos não são passíveis de impugnação por meio de recurso de revista.

  III.       ( ) Nos dissídios coletivos, os embargos de divergência serão opostos perante a seção normativa.

 IV.       ( ) As decisões proferidas no âmbito dos dissídios coletivos não são passíveis de impugnação por meio de recurso extraordinário.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, V, F, F. I. (V) Cabe recurso ordinário das decisões definitivas ou terminativas dos TRTs em dissídios coletivos. II. (V) As decisões proferidas nos dissídios coletivos não são passíveis de impugnação por meio de recurso de revista. III. (F) Nos dissídios coletivos, os embargos de divergência serão opostos perante o Tribunal Pleno. IV. (F) As decisões proferidas no âmbito dos dissídios coletivos são passíveis de impugnação por meio de recurso extraordinário.

0
Dislike0
User badge image

Polly Tavares

Resposta: V, V, V, F.

Explicação:

A alternativa está correta, pois o art. 895, II da CLT prevê a possibilidade de interposição de recurso ordinário para questionar as sentenças proferidas em dissídios coletivos; logo a afirmativa é verdadeira. Já o art. 896 da CLT limita a interposição do recurso de revista aos dissídios individuais, de modo que a afirmativa 2 é verdadeira. O art. 2o da Lei 7.701/88 prevê a competência da seção especializada em dissídios coletivos para julgar os embargos infringentes nesse tipo de demanda, sendo a afirmação 3 verdadeira. Por fim, o art. 102 da CF não restringe a interposição do recurso extraordinário, sendo falsa a afirmação 4.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais