Buscar

O Just in Time é uma filosofia que surgiu no Japão na década de 1970, e uma das mudanças inerentes a este processo é a integração de fornecedores n...

O Just in Time é uma filosofia que surgiu no Japão na década de 1970, e uma das mudanças inerentes a este processo é a integração de fornecedores no processo de produção da organização. A adoção desta filosofia foi um dos fatores que contribuíram para a eficiência elevada da produção japonesa. Dado este panorama, disserte sobre as principais caraterísticas do Just in Time.

💡 1 Resposta

User badge image

Carolina Satoru

O Just in Time (JIT) é uma filosofia de gestão de produção que se originou no Japão na década de 1970 e se tornou uma abordagem amplamente adotada em todo o mundo devido aos seus benefícios em termos de eficiência, redução de desperdícios e melhoria na qualidade. O JIT é frequentemente associado à Toyota e é um componente essencial do Sistema Toyota de Produção. Abaixo estão algumas das principais características do Just in Time:

Minimização de estoque: Uma das características mais distintas do JIT é a redução radical dos níveis de estoque em toda a cadeia de suprimentos e produção. O JIT se baseia no princípio de produzir ou adquirir apenas o que é necessário, quando é necessário, em quantidades exatas. Isso ajuda a reduzir custos associados ao armazenamento de estoque e ao desperdício de capital.

Produção puxada: No JIT, a produção é orientada pela demanda real do mercado. Em vez de produzir grandes lotes de produtos com base em previsões de demanda, o JIT trabalha com o sistema "puxe" em que a produção é acionada somente quando um cliente coloca um pedido. Isso minimiza o risco de superprodução.

Fluxo contínuo: O JIT promove um fluxo de produção suave e contínuo, minimizando interrupções e atrasos. As operações são organizadas de maneira eficiente para evitar gargalos e maximizar a eficiência da produção.

Qualidade superior: O JIT enfatiza a importância da qualidade em cada estágio do processo de produção. A detecção e correção de defeitos são realizadas imediatamente, em vez de permitir que defeitos se acumulem. Isso leva a produtos de alta qualidade e reduz a necessidade de retrabalho.

Envolvimento dos funcionários: Os funcionários desempenham um papel central no JIT, e suas ideias e contribuições são valorizadas. A filosofia incentiva a melhoria contínua e o trabalho em equipe para resolver problemas e otimizar processos.

Eliminação de desperdícios: O JIT visa eliminar os sete tipos de desperdícios (superprodução, estoque, transporte, espera, movimento, processamento excessivo e defeitos) em todas as operações. A eliminação de desperdícios leva a uma utilização mais eficiente dos recursos e reduz os custos.

Integração de fornecedores: O JIT envolve a colaboração estreita e a integração de fornecedores no processo de produção da organização. Isso envolve uma comunicação eficiente, entregas just-in-time de matérias-primas e componentes, bem como padrões de qualidade rigorosos.

Flexibilidade e adaptação: O JIT permite uma rápida adaptação a mudanças na demanda do mercado e a introdução de novos produtos. A produção pode ser ajustada conforme necessário para atender às demandas dos clientes.

Redução de custos: A eliminação de estoques desnecessários, desperdícios e a melhoria na eficiência geral dos processos resultam em redução de custos operacionais.

Foco no cliente: O JIT coloca um forte foco na satisfação do cliente, produzindo produtos de alta qualidade e atendendo prazos de entrega curto.

O Just in Time é uma filosofia de gestão que promove a eficiência, a qualidade e a redução de desperdícios por meio da integração de fornecedores, da produção puxada e de uma série de práticas e princípios que visam atender às demandas dos clientes de maneira precisa e econômica. Essa abordagem foi fundamental para o sucesso da indústria japonesa e continua sendo uma referência em todo o mundo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais