Buscar

O Estatuto da Cidade – Lei Federal 10.257, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do...

O Estatuto da Cidade – Lei Federal 10.257, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Considere os seguintes instrumentos da política urbana:

I. Usucapião especial de imóvel urbano: confere o domínio àquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até trezentos metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição. 

II. Direito de superfície: confere ao proprietário urbano o poder de conceder a outrem o direito de superfície do seu terreno, mediante escritura pública registrada no cartório de registro de imóveis. 

III. Outorga Onerosa do Direito de Construir: permite ao poder público, fixar áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida apresentada pelo beneficiário. 

IV. Direito de preempção: confere ao poder público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano, objeto de alienação onerosa entre particulares.


É correto o que consta APENAS em:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) III e IV. O Estatuto da Cidade estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Os instrumentos da política urbana mencionados são: - I. Usucapião especial de imóvel urbano; - II. Direito de superfície; - III. Outorga Onerosa do Direito de Construir; - IV. Direito de preempção. Apenas as alternativas III e IV estão corretas, pois a Outorga Onerosa do Direito de Construir permite ao poder público fixar áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida apresentada pelo beneficiário, e o Direito de preempção confere ao poder público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano, objeto de alienação onerosa entre particulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina