Logo Passei Direto
Buscar
O Sistema Único de Saúde vem passando, desde a sua instituição pela Lei Orgânica da Saúde em 1990, por importantes mudanças, entre elas se destacam, exceto:


O significativo avanço obtido na sua universalização, principalmente em decorrência de um importante processo de descentralização de responsabilidades,
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Parece que você está buscando informações sobre as mudanças no Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua criação. No entanto, sua pergunta não está completa e não posso fornecer uma resposta direta. Se precisar de informações específicas sobre o SUS ou suas mudanças, sinta-se à vontade para perguntar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A mudança que não se destaca no processo de instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Lei Orgânica da Saúde em 1990 é a seguinte: - A redução do financiamento público para a saúde. As outras mudanças importantes que se destacam no processo de instituição do SUS são: - O significativo avanço obtido na sua universalização, principalmente em decorrência de um importante processo de descentralização de responsabilidades; - A criação do Fundo Nacional de Saúde, que tem como objetivo garantir recursos financeiros para o SUS; - A criação do Conselho Nacional de Saúde, que tem como objetivo garantir a participação da sociedade na gestão do SUS; - A criação das Normas Operacionais Básicas (NOBs), que estabelecem as diretrizes e as responsabilidades dos gestores do SUS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a emigração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
( ) Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.
( ) No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950.
( ) A população brasileira irá reduzir rapidamente, pois apesar da expectativa de vida estar aumentando, a taxa de natalidade diminui a cada ano.


F, V, V, F

E correto afirmar que:


A região mais populosa é o Sudeste. As menos populosas são o Centro-Oeste, e o Norte. O Nordeste, segunda região mais populosa, e o Sul é a terceira mais populosa.

Analise as afirmativas abaixo:
I – Esse tipo de sistema torna mais complexa a implementação de políticas sociais de abrangência nacional, particularmente nos casos em que a situação de diversidade diz respeito à existência de marcantes desigualdades e exclusão social.
II – Fatores de redistribuição, redução das desigualdades e iniquidades no território nacional e inclusão social se tonam inviáveis no papel das políticas sociais de saúde quando existe renda suficiente.
III – Implementar políticas sociais em um sistema federativo requer, por um lado, a explicitação das funções das diferentes esferas de governo para cada área da política e, por outro, a adoção de mecanismos articuladores entre essas esferas, com ênfase em uma lógica de cooperação e complementação.


Apenas II é falsa.

São requisitos desse plano exceto:

Diminuir os fluxos de referência para todos os níveis de complexidade e os mecanismos de relacionamentos distritais o que gera desorganização de redes assistenciais específicas.

Para atingir esse objetivo se propôs três grupos de estratégias articuladas, fazem parte delas exceto:

Desmembramento de setores e funções como planejamento, programação, regulação, controle e avaliação, incluindo instrumentos de consolidação de compromissos entre gestores.

Entre esses avanços cabe destacar:

No âmbito do financiamento deu-se a implementação do Piso da Atenção Básica para o financiamento das ações de atenção básica desenvolvidas pelos municípios, representando a introdução de uma lógica de financiamento per capita pela primeira vez no SUS.

Mais conteúdos dessa disciplina