Buscar

Compare as principais diferenças e semelhanças entre a administração pública e privada. A administração pública e privada possuem semelhanças, com...

Compare as principais diferenças e semelhanças entre a administração pública e privada.

A administração pública e privada possuem semelhanças, como a necessidade de planejamento, organização, direção e controle. No entanto, a administração pública possui particularidades, como a necessidade de atender às necessidades da coletividade, a obrigatoriedade de seguir os princípios constitucionais e a necessidade de prestar contas à sociedade.
Por outro lado, a administração privada tem como objetivo principal a obtenção de lucro e a satisfação dos acionistas, não tendo a mesma obrigação de prestar contas à sociedade.

Essa pergunta também está no material:

Principais conceitos e particularidades da gestão pública
6 pág.

Curso Gestão de Segurança Pública Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A administração pública e privada possuem algumas semelhanças, como a necessidade de planejamento, organização, direção e controle. No entanto, existem diferenças significativas entre elas. A administração pública tem como objetivo principal atender às necessidades da coletividade, enquanto a administração privada tem como objetivo principal a obtenção de lucro e a satisfação dos acionistas. Outra diferença importante é que a administração pública é obrigada a seguir os princípios constitucionais, como a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, enquanto a administração privada não tem essa obrigação. Além disso, a administração pública é obrigada a prestar contas à sociedade, enquanto a administração privada não tem a mesma obrigação. A administração pública também é submetida a um controle mais rigoroso por parte dos órgãos de fiscalização e controle, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público. Em resumo, a principal diferença entre a administração pública e privada é que a primeira tem como objetivo principal atender às necessidades da coletividade, enquanto a segunda tem como objetivo principal a obtenção de lucro e a satisfação dos acionistas. Além disso, a administração pública é obrigada a seguir os princípios constitucionais e prestar contas à sociedade, enquanto a administração privada não tem essa obrigação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais