Buscar

3.  Todo contrato administrativo tem suas cláusulas necessárias e acidentais no corpo do instrumento escrito reduzido a termo. As diferenças das cl...

3. 

Todo contrato administrativo tem suas cláusulas necessárias e acidentais no corpo do instrumento escrito reduzido a termo.

As diferenças das cláusulas necessárias e acidentais são:

A. 

As cláusulas necessárias são aquelas indispensáveis à validade do negócio jurídico contratual, pois se não constarem no termo, não têm validade de segurança jurídica nem eficácia para exigir devido cumprimento, portanto, são cláusulas exorbitantes. Já as cláusulas acidentais não têm condão, ou seja, não têm aptidão ou atributo para caracterizar o contrato administrativo. São cláusulas de acordo com a conformidade e a natureza do contrato em si. 

B. 

As cláusulas necessárias são aquelas dispensáveis à validade do negócio jurídico contratual, pois se não constarem no termo, não têm validade de segurança jurídica nem eficácia para exigir devido cumprimento, portanto, são cláusulas eficientes. Já as cláusulas acidentais não têm condão, ou seja, não têm critério ou eficácia para caracterizar o contrato administrativo, são cláusulas de acordo com a conformidade e a natureza do contrato em si. 

C. 

As cláusulas necessárias são aquelas dispensadas para a validade do negócio jurídico contratual, pois se não constarem no termo, não têm validade de segurança jurídica nem efetividade para exigir devido cumprimento, portanto, são cláusulas extenuantes. Já as cláusulas acidentais têm condão, ou seja, têm aptidão ou habilidade para caracterizar o contrato administrativo, são cláusulas de acordo com a proporcionalidade e a natureza do contrato em si. 

D. 

As cláusulas necessárias são aquelas indispensáveis à validade do negócio jurídico contratual, pois se não constarem no termo, não têm validade de segurança jurídica, mas têm eficácia para exigir devido cumprimento, portanto, são cláusulas exuberantes. Já as cláusulas acidentais não têm condão, ou seja, não têm ligação para caracterizar o contrato administrativo, são cláusulas de acordo com a conformidade e a natureza do contrato em si. 

E. 

As cláusulas necessárias são aquelas reiteradas à validade do negócio jurídico contratual, pois se não constarem no termo, não têm validade de segurança jurídica nem eficiência e efetividade para exigir devido cumprimento, portanto, são cláusulas expectativas. Já as cláusulas acidentais não têm condão, ou seja, não têm atributo para caracterizar o contrato administrativo, são cláusulas-padrão de conformidade e da natureza do contrato em si. 



Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. As cláusulas necessárias são aquelas indispensáveis à validade do negócio jurídico contratual, pois se não constarem no termo, não têm validade de segurança jurídica nem eficácia para exigir devido cumprimento, portanto, são cláusulas exorbitantes. Já as cláusulas acidentais não têm condão, ou seja, não têm aptidão ou atributo para caracterizar o contrato administrativo. São cláusulas de acordo com a conformidade e a natureza do contrato em si.

0
Dislike0
User badge image

Magali Dominicci


Anterior

Dica do Professor

Próximo

Na prática

Exercícios

Tentativa 1 de 2

4. 

A rescisão contratual é ato decorrente do exercício da supremacia da Administração Pública em relação ao contratado particular, prevista em cláusula exorbitante, decorrente da Lei n.º 8.666/93.

Conforme o art. 78 da Lei das Licitações e dos Contratos Administrativos, constituem rescisão contratual, entre outros fatores: 

A. 

cumprimento parcial das cláusulas contratuais, cumprimento irrregular contratual, celeridade no cumprimento, paralisação de obra, subcontratação admitida em edital de licitação e atendimento de determinações regulares.

B. 

cumprimento temporário de cláusulas contratuais, cumprimento regular contratual, atraso no cumprimento, paralisação de serviço, desatendimento de determinações regulares, decretação de falência e razões de interesse privado.

C. 

descumprimento de cláusulas contratuais, cumprimento irregular contratual, atraso injustificado no início da obra, lentidão do seu cumprimento, paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento sem justa causa e falecimento do contratado.

D. 

ocorrência de caso fortuito ou força maior, irregularmente não comprovado, cumprimento de cláusulas contratuais e especificações, paralisação da obra e de serviço, cumprimento irregular de cláusulas contratuais, subcontratação total ou parcial do seu objeto e associação do contratado com outrem.

E. 

ocorrência de caso fortuito ou de força maior irregularmente comprovada, atendimento de determinações irregulares e liberação por parte da Administração de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando