Buscar

Quais a principais características da política externa do Governo Michel Temer e como elas se relacionavam com o ambiente político nacional? Busco...


Quais a principais características da política externa do Governo Michel Temer e como elas se relacionavam com o ambiente político nacional?

Buscou implementar uma política pragmática, diferenciando-se da opção ideológico-partidária adotada especialmente na gestão Itamar Franco - Celso Amorim.

O governo Temer, aliado de Jair Bolsonaro, prepara o terreno internacional de rompimento com o Mercosul e China, aproximando-se de União Europeia e Estados Unidos.

Combateu a narrativa de que o impedimento da presidente Dilma teria sido um golpe. O governo Temer se esforçou para passar a imagem internacional de um governo comprometido com questões ambientais e de sustentabilidade humana liderados por uma equipe competente feita políticos experientes.

A política externa do governo Temer estava mais voltada para a legitimação do Estados Unidos como principal parceiro brasileiro no cenário internacional do que propriamente preocupada com a inserção do Brasil como liderança.

A gestão de Michel Temer desde seu início se propôs a ser um governo de transição, que fizesse as correções necessárias no campo econômico e político, para os mandatários que se seguissem, inclusive nas relações de política internacional.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A política externa do governo Michel Temer foi caracterizada por uma abordagem pragmática, buscando afastar-se da opção ideológico-partidária adotada em governos anteriores. O governo Temer buscou se aproximar dos Estados Unidos e da União Europeia, preparando o terreno para um possível rompimento com o Mercosul e a China. Além disso, o governo Temer combateu a narrativa de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff teria sido um golpe e se esforçou para passar a imagem internacional de um governo comprometido com questões ambientais e de sustentabilidade humana liderados por uma equipe competente feita de políticos experientes. No entanto, a política externa do governo Temer estava mais voltada para a legitimação dos Estados Unidos como principal parceiro brasileiro no cenário internacional do que propriamente preocupada com a inserção do Brasil como liderança. A gestão de Michel Temer desde seu início se propôs a ser um governo de transição, que fizesse as correções necessárias no campo econômico e político, para os mandatários que se seguissem, inclusive nas relações de política internacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais