Buscar

Quando empregamos o conceito de Geopolítica, é fundamental reconhecer a existência de múltiplas definições associadas a essa terminologia. A Geopol...

Quando empregamos o conceito de Geopolítica, é fundamental reconhecer a existência de múltiplas definições associadas a essa terminologia. A Geopolítica é caracterizada por sua polissemia, representando um termo que abarca uma diversidade de significados, os quais podem se referir a teorias, práticas, conceitos ou à expressão da 'realidade', seja como um aspecto da política internacional ou como a agregação de sua totalidade. O entendimento de algumas destas acepções é crucial para uma compreensão mais aprofundada das implicações que circundam o discurso sobre Geopolítica. (Adaptado)



FONTE: NOGUEIRA, J. P.; MESSARI, N. Geopolítica e Relações Internacionais: uma análise crítica. Revista Brasileira de Política Internacional, [S.l.], v. 48, n. 2, p. 115-133, dez. 2005.

Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina Geopolítica, qual das alternativas abaixo sintetiza, corretamente, uma das formas contemporâneas de entender a Geopolítica Crítica?

AA Geopolítica Crítica é a busca por poder inerente à natureza humana, guiando as políticas externas dos Estados.

BA Geopolítica Crítica é a criação de conhecimento imparcial, desprovido de perspectivas elitizadas e eurocêntricas.

CA Geopolítica Crítica é uma prática exclusiva dos governos estatais, visando a segurança territorial.

DA Geopolítica Crítica é o estudo dos recursos naturais e sua distribuição global.

EA Geopolítica Crítica é a interpretação crítica das relações de poder em declarações geopolíticas, desafiando perspectivas dominantes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que sintetiza uma das formas contemporâneas de entender a Geopolítica Crítica é a letra E: "Geopolítica Crítica é a interpretação crítica das relações de poder em declarações geopolíticas, desafiando perspectivas dominantes." A Geopolítica Crítica é uma abordagem que busca analisar as relações de poder entre os Estados e outras entidades, questionando as perspectivas dominantes e buscando uma interpretação mais crítica e reflexiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais