Buscar

PERGUNTA 18 A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) é um importante indicador da saúde materno-infantil e das condições de vida de uma população. Por...

PERGUNTA 18


  1. A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) é um importante indicador da saúde materno-infantil e das condições de vida de uma população. Por meio desse indicador, podemos monitorar e analisar a qualidade da atenção durante o pré-natal, o parto e o pós-parto, assim como da criança no primeiro ano de vida. Pesquisa publicada em 2019 pelo Ministério da Saúde do Brasil sobre a evolução das taxas de mortalidade no Brasil, no período de 2010 a 2016, apresentou o resultado mostrado no gráfico a seguir.
  2.                        
  3. Gráfico. Projeção da taxa de mortalidade infantil (TMI) até 2030 – Brasil e regiões, 2010 a 2030.
  4. Fonte. MS/SVS/CGIAE – SIM, Sinasc e Busca Ativa. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Saúde Brasil 2018 uma análise de situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. p.45.
  5. Taxa de Mortalidade Infantil = (número de óbitos corrigidos de residentes com menos de um ano de vida dividido pelo número de nascidos vivos de mães residentes) multiplicado por mil. 
  6. Com base nas informações do gráfico e no seu conhecimento sobre o tema, avalie as afirmativas.
  7. I. Existe uma tendência de redução das taxas de mortalidade infantil no Brasil até 2030. Contudo, somente a Região Sul apresenta apenas taxas decrescentes desde 2010.
  8. II. Os fatores que determinam os óbitos das crianças variam conforme a faixa etária. Para as crianças com zero a 27 dias, o principal fator está relacionado à qualidade da assistência no pré-natal, no parto e ao recém-nascido.
  9. III. Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para reduzir a TMI foi a reestruturação da rede de atenção à saúde (primária à terciária), por meio da criação da rede de atenção materna e infantil.
  10. IV. A Região Norte apresenta as maiores TMI no Brasil, desde 2010. A projeção é que, em 2030, a região apresente em torno de 14 óbitos em menores de um ano para cada mil nascidos vivos.
  11. É correto o que se afirma em
  12. a.I, II e III, apenas.
  13. b.II, III e IV, apenas.
  14. c.I, III e IV, apenas.
  15. d.I, II, III e IV.
  16. e.I e IV, apenas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais