Buscar

Empregado há tempos em uma clínica médica, um homem trabalhava como operador de um aparelho de raios X. Apesar dos equipamentos de segurança, sempr...

Empregado há tempos em uma clínica médica, um homem trabalhava como operador de um aparelho de raios X. Apesar dos equipamentos de segurança, sempre teve o receio de que eventuais exposições à radiação pudessem lhe causar mutações. Esse homem casou-se e teve 4 filhos: 1 menina e 3 meninos. Todos os meninos tinham hemofilia, um caráter de herança recessiva ligado ao sexo. O casal suspeitou que, uma vez que a doença atingiu todos os meninos, mas não a menina, teria sido herdada do pai. Como o pai não era hemofílico, concluíram que a exposição à radiação teria provocado mutações no material genético das células germinativas, resultando em espermatozoides mutados e crianças hemofílicas. Desse modo, resolveram processar a empresa na qual o homem trabalhava.

Com base nessas informações, responda as questões 9 e 10.


9) O laudo técnico teria indicado que a atividade profissional do pai poderia ser a causa de seus filhos serem hemofílicos? Justifique.


10) Se os filhos desse homem se casarem com mulheres não hemofílicas, poderão gerar descendentes hemofílicos? Justifique.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

9) Não necessariamente. A hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo X, ou seja, é transmitida pela mãe para os filhos homens. Portanto, o fato de todos os filhos homens do homem serem hemofílicos sugere que a mãe é portadora do gene da hemofilia. A exposição à radiação pode ter causado mutações no material genético das células germinativas do homem, mas isso não é a única explicação para a hemofilia em seus filhos. 10) Sim, é possível que os filhos hemofílicos desse homem gerem descendentes hemofílicos se casarem com mulheres não hemofílicas. Isso ocorre porque a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo X. Se um homem hemofílico tiver filhos com uma mulher não portadora do gene da hemofilia, todos os filhos serão saudáveis, mas todas as filhas serão portadoras do gene. Se uma filha portadora do gene da hemofilia tiver filhos com um homem saudável, há uma chance de 50% de que seus filhos homens sejam hemofílicos e uma chance de 50% de que suas filhas sejam portadoras do gene.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais