Buscar

As Interpretações Técnicas têm por finalidade esclarecer a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade, definindo regras e procedimentos a se...

As Interpretações Técnicas têm por finalidade esclarecer a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade, definindo regras e procedimentos a serem aplicados em situações, transações ou atividades específicas, sem alterar a substância dessas normas. A ITG 2000 (R1) está entre as interpretações técnicas, em que os profissionais de contabilidade estão obrigados a aplicar, tendo como objetivo principal de
definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.
estabelecer critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade.
auxiliar os responsáveis pela elaboração (preparadores) dos relatórios financeiros a desenvolverem políticas contábeis consistentes, quando nenhuma norma se aplica à determinada transação ou outro evento, ou quando a norma permite uma escolha de política contábil.
garantir que as primeiras demonstrações contábeis de uma entidade de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB, doravante referenciadas como IFRS, e as demonstrações contábeis intermediárias para os períodos parciais cobertos por essas demonstrações contábeis contenham informações de alta qualidade.
estabelecer critérios e procedimentos simplificados a serem observados pelas microempresas e empresas de pequeno porte.

Essa pergunta também está no material:

AVA 5
1 pág.

Sistemas de Informações Contábeis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades." A ITG 2000 (R1) é uma interpretação técnica que tem como objetivo principal definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, garantindo a comparabilidade entre as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade e com as demonstrações contábeis de outras entidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais