Buscar

Qual é a diferença entre integração superficial e profunda? Cite exemplos de cada uma. Integração superficial é intergovernamental, com pouca cess...

Qual é a diferença entre integração superficial e profunda? Cite exemplos de cada uma.

Integração superficial é intergovernamental, com pouca cessão de soberania, e eliminação de tarifas e outras barreiras. Exemplo: Associação Europeia de Livre Comércio (1960).
Integração profunda é supranacional, com maior cessão de soberania, criação de instituições coletivas com poder decisório, mecanismos regulatórios de comércio, investimento, coordenação de políticas econômicas, harmonização de legislação interna, uniões aduaneiras e mercados comuns. Exemplo: Comunidade Econômica Europeia (1958), Comunidade do Carvão e do Aço (1951), todos as integrações a partir da União Aduaneira podem ser consideradas como integração profunda.

Essa pergunta também está no material:

Questionário para a Prova N1 - Integração Regional 2022-1
4 pág.

Integracao Regional Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre integração superficial e profunda está na extensão da cessão de soberania dos países membros e na criação de instituições coletivas com poder decisório. A integração superficial é intergovernamental, com pouca cessão de soberania, e eliminação de tarifas e outras barreiras. Um exemplo é a Associação Europeia de Livre Comércio (1960). Já a integração profunda é supranacional, com maior cessão de soberania, criação de instituições coletivas com poder decisório, mecanismos regulatórios de comércio, investimento, coordenação de políticas econômicas, harmonização de legislação interna, uniões aduaneiras e mercados comuns. Um exemplo é a Comunidade Econômica Europeia (1958), Comunidade do Carvão e do Aço (1951), todos as integrações a partir da União Aduaneira podem ser consideradas como integração profunda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais