Buscar

Caso 6 + Cão da raça Border Collie, 3 anos de idade,17 kg, procedente do município de Araçatuba-SP. A queixa principal era que esse animal apresent...

Caso 6
+ Cão da raça Border Collie, 3 anos de idade,17 kg, procedente do município de Araçatuba-SP.
A queixa principal era que esse animal apresentava lesões com presença de crostas, eritema e hiperqueratose. As lesões se distribuíam na região mentoniana, perilabial, narina e ponta de orelha. A pele estava com aspecto descamativo principalmente em axilas, virilha, membros anteriores e posteriores, alopecia ao redor dos olhos e ponta de cauda. O tutor relatou também dificuldade respiratória, constipação e epistaxe unilateral.
o cão apresentava normorexia, normodipsia, normoquesia e normúria. Alimentação consistia de ração e comida caseira. No exame clínico geral, o animal apresentava-se alerta, ativo, mucosas hipocoradas, hidratação normal, TPC de 2 segundos, linfonodos submandibulares, pré-escapulares e poplíteo estavam reativos, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 28 mpm e temperatura retal de 38,5ºC. Não foram identificadas alterações a palpação abdominal.

Caso 6
• Qual o provável diagnóstico?
• Quais exames seriam solicitados para confirmar o diagnóstico?
• Qual o tratamento e prevenção?


Essa pergunta também está no material:

CASOS CLÍNICOS 1
2 pág.

Clinica Medica Veterinaria Faculdade Católica do TocantinsFaculdade Católica do Tocantins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O provável diagnóstico para o caso descrito é de dermatite atópica canina. Para confirmar o diagnóstico, podem ser solicitados exames como citologia de pele, cultura bacteriana e fúngica, teste de alergia intradérmico e/ou sorologia para identificação de anticorpos IgE específicos. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos como corticoides, imunomoduladores, antibióticos e antifúngicos, além de banhos terapêuticos e controle ambiental. A prevenção pode ser feita através do controle ambiental, evitando-se o contato com alérgenos, e da administração de imunoterapia específica para o animal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais