Buscar

Como foi a evolução da educação especial no Brasil? A educação especial foi assumida pelo poder público em 1957 com a criação das 'Campanhas', que...

Como foi a evolução da educação especial no Brasil?

A educação especial foi assumida pelo poder público em 1957 com a criação das 'Campanhas', que eram destinadas especificamente para atender a cada uma das deficiências.
Em 1972 foi constituído pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC o Grupo Tarefa de Educação Especial e juntamente com o especialista James Gallagher, que veio ao Brasil a convite desse Grupo, foi apresentada a primeira proposta de estruturação da educação especial brasileira, tendo sido criado um órgão central para geri-la, sediado no próprio Ministério e denominado Centro Nacional de Educação Especial - CENESP.
Na época do regime militar eram generais e coronéis que lideravam as instituições especializadas de maior porte e, atualmente, alguns deles se elegeram deputados, após assumirem a coordenação geral de associações e continuam pressionando a opinião pública e o próprio governo na direção de suas conveniências.
Os pais brasileiros, na sua maioria, ainda não se posicionaram em favor da inclusão escolar de seus filhos.

Essa pergunta também está no material:

EDUCAÇÃO-ESPECIAL-1
30 pág.

Psicopedagogia Universidade Estadual do Centro OesteUniversidade Estadual do Centro Oeste

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A educação especial no Brasil teve início em 1957 com a criação das "Campanhas", que eram destinadas a atender cada uma das deficiências. Em 1972, foi criado o Grupo Tarefa de Educação Especial pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC, que apresentou a primeira proposta de estruturação da educação especial brasileira. Foi criado um órgão central para geri-la, o Centro Nacional de Educação Especial - CENESP. Durante o regime militar, generais e coronéis lideravam as instituições especializadas de maior porte. Atualmente, alguns deles se elegeram deputados, após assumirem a coordenação geral de associações e continuam pressionando a opinião pública e o próprio governo na direção de suas conveniências. A maioria dos pais brasileiros ainda não se posicionou a favor da inclusão escolar de seus filhos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais