Buscar

Com base nessas informações e em seus conhecimentos sobre o assunto, aponte a alternativa que indique que a escola serve como um dos aparelhos ideo...

Com base nessas informações e em seus conhecimentos sobre o assunto, aponte a alternativa que indique que a escola serve como um dos aparelhos ideológicos do Estado, visto que o marxismo a vê como uma instituição:


a. que forma os agentes responsáveis pela operacionalização do sistema de produção, visando à transformação do Estado e das relações de produção para uma sociedade mais justa.
b. que transmite o saber produzido pela classe dominante, de modo que se torna um instrumento de manutenção sobre a classe dominada e das relações sociais.
c. que é um local harmônico e oferece condições iguais de oportunidades para que todos possam concorrer com igualdade pelos bens sociais.
d. que mantém a ideologia do Estado, visando à democratização do saber escolar e das relações de produção, de modo que os oprimidos possam emancipar-se.
e. que interage de modo não conflituoso com a relação entre o saber da classe dominante e o saber da classe dominada como estratégia de manutenção do poder e das relações de produção.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação regular_ Revisão da tentativa
6 pág.

Ciências Políticas e Sociais Escola Jardim De DeusEscola Jardim De Deus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b. A escola é vista como um dos aparelhos ideológicos do Estado pelo marxismo, pois transmite o saber produzido pela classe dominante, tornando-se um instrumento de manutenção do poder sobre a classe dominada e das relações sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais