Buscar

(UFPEL RS) O esquema abaixo mostra uma clonagem reprodutiva humana. Nesse processo, o núcleo de uma célula somática de um tenista é retirado, (1), ...

(UFPEL RS) O esquema abaixo mostra uma clonagem reprodutiva humana. Nesse processo, o núcleo de uma célula somática de um tenista é retirado, (1), é removido o núcleo de um ovócito, (2) e finalmente é introduzido o núcleo da célula do atleta no ovócito enucleado, (3). Essa nova célula, (4), é transferida para um útero para que se desenvolva e forme um embrião. O embrião se desenvolverá, e o adulto (5) terá praticamente as mesmas características fenotípicas do indivíduo que doou o núcleo, uma vez que o fenótipo é resultado do genótipo (DNA) mais as influências do ambiente. Por muito tempo, o núcleo foi considerado uma organela que apresentava as seguintes estruturas: um envoltório, o material genético (DNA, RNA), o nucléolo e enzimas. Em 1997, porém, cientistas britânicos descobriram uma nova estrutura nuclear, que foi denominada de retículo nucleoplasmático, sendo descrita como uma estrutura membranosa que está envolvida no processo de regulação de cálcio. Com base no texto e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que:

a) o núcleo é uma organela exclusiva das células eucarióticas. No seu interior, estão presentes várias estruturas, como o DNA, RNA, nucléolo e enzimas.
b) o processo de clonagem reprodutiva humana consiste na retirada do núcleo de uma célula somática do indivíduo doador e sua introdução em um ovócito enucleado.
c) o fenótipo do indivíduo adulto resultante da clonagem reprodutiva é determinado pelo genótipo (DNA) mais as influências do ambiente.
d) o retículo nucleoplasmático é uma estrutura membranosa que está envolvida no processo de regulação de cálcio.
e) o núcleo de uma célula somática do indivíduo doador é fundido ao núcleo de uma célula somática receptora no processo de clonagem reprodutiva.

Essa pergunta também está no material:

Lista Exercícios Engenharia Genética
10 pág.

Biologia e Genética Instituto Federal FluminenseInstituto Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "e". No processo de clonagem reprodutiva, o núcleo de uma célula somática do indivíduo doador é introduzido no ovócito enucleado, e não é fundido ao núcleo de uma célula somática receptora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais