Buscar

A NBC TG 1001 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023, sendo uma contábil é aplicada às pequenas empresas que antes eram objeto de estudo...

A NBC TG 1001 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023, sendo uma contábil é aplicada às pequenas empresas que antes eram objeto de estudo da NBC TG 1000. Se a NBC TG 1001 não especificar como contabilizar um evento, o profissional contábil deve recorrer à NBC TG 1000 (R1) e se a NBC TG 1000 (R1) não descrever como contabilizar, o profissional contábil deve adotar os CPCs de maneira geral (Lolatto, 2023).

Considerando o conteúdo da disciplina e a NBC TG 1.000 (R1), AVALIE as afirmações a seguir.



I. Nas pequenas empresas, o reconhecimento dos ativos imobilizados é feito pelo custo de aquisição, devendo ser depreciado pelo método da soma dos dígitos.



II. Nas pequenas empresas, quando é feita a substituição de peças de ativos imobilizados, o gasto deve ser contabilizado como despesa do período, a menos que as peças substituídas adicionem benefícios futuros à entidade.



III. Nas pequenas empresas, a depreciação deve ser registrada com base na vida útil que melhor represente o uso do imobilizado, caso não haja outra definição pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.



IV. Nas pequenas empresas, nos casos em que peças trocadas nos imobilizados adicionem benefícios futuros à entidade, o custo das peças substitutas deve ser lançado na demonstração de resultado, enquanto o custo das peças substituídas deve ser adicionado ao imobilizado.



É correto apenas o que se afirma em:

AI e II.BI e III.CII e III.DI, II e III.EII, III e IV.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III. Justificativa: I. Nas pequenas empresas, o reconhecimento dos ativos imobilizados é feito pelo custo de aquisição, devendo ser depreciado pelo método da soma dos dígitos. - INCORRETO. O reconhecimento dos ativos imobilizados é feito pelo valor justo na data da aquisição, e não pelo custo de aquisição. Além disso, a depreciação pode ser feita por outros métodos, não apenas pelo método da soma dos dígitos. II. Nas pequenas empresas, quando é feita a substituição de peças de ativos imobilizados, o gasto deve ser contabilizado como despesa do período, a menos que as peças substituídas adicionem benefícios futuros à entidade. - CORRETO. De acordo com a NBC TG 1000 (R1), os gastos com reparos e manutenção devem ser reconhecidos como despesa do período, a menos que a substituição de peças adicione benefícios futuros ao ativo. III. Nas pequenas empresas, a depreciação deve ser registrada com base na vida útil que melhor represente o uso do imobilizado, caso não haja outra definição pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. - CORRETO. A depreciação deve ser registrada com base na vida útil que melhor represente o uso do imobilizado, de acordo com a NBC TG 1000 (R1). IV. Nas pequenas empresas, nos casos em que peças trocadas nos imobilizados adicionem benefícios futuros à entidade, o custo das peças substitutas deve ser lançado na demonstração de resultado, enquanto o custo das peças substituídas deve ser adicionado ao imobilizado. - INCORRETO. O custo das peças substitutas deve ser adicionado ao valor contábil do ativo imobilizado, enquanto o custo das peças substituídas deve ser reconhecido como despesa do período.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando