Buscar

Com base em conceitos anatômicos. NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia humana. 2 ed. Porto alegre, Artmed, 2000 I. Adolescente, 13 anos de idade, ap...

Com base em conceitos anatômicos.
NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia humana. 2 ed. Porto alegre, Artmed, 2000

I. Adolescente, 13 anos de idade, após exercício durante aula de educação física escolar, sentiu fortes dores lombares. O adolescente foi encaminhado a unidade básica de saúde próximo à escola, e relatou ao médico que vem sentindo essas dores na lombar há 3 dias, porém as dores eram leves.  Após alguns exames físicos e uma tomografia computadorizada, o médico diagnosticou pedra no rim (cálculo renal) e explicou ao adolescente que os rins se assemelham a um grão de feijão, de coloração marrom-avermelhada, protegidos contra choques pelo tecido adiposo. Explicou também sobre a localização topográfica exata dos rins.

O adolescente sentiu fortes dores lombares e foi diagnosticado com pedra no rim (cálculo renal).
Os rins se assemelham a um grão de feijão, de coloração marrom-avermelhada, protegidos contra choques pelo tecido adiposo.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As afirmativas I e II são falsas.

Essa pergunta também está no material:

Anatomia USF
4 pág.

Anatomia Humana I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I." Justificativa: I. O adolescente sentiu fortes dores lombares e foi diagnosticado com pedra no rim (cálculo renal). II. Os rins se assemelham a um grão de feijão, de coloração marrom-avermelhada, protegidos contra choques pelo tecido adiposo. Ambas as afirmativas são verdadeiras e a afirmativa II é uma justificativa correta da afirmativa I, pois a localização dos rins na região lombar e a sua proteção pelo tecido adiposo explicam a relação entre a dor lombar e o diagnóstico de cálculo renal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais