Logo Passei Direto
Buscar

Saúde do Idoso

Colégio Objetivo
A hipóxia pode ser causada por diversos fatores, EXCETO:
a. Um problema enzimático celular, tornando a célula incapaz de usar o oxigênio liberado para ela
b. Um problema respiratório ou de ventilação/perfusão, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível no sangue
c. A diminuição na capacidade de transporte de oxigênio do sangue
d. Pelo aumento no aporte sanguíneo para uma área
e. A diminuição no aporte sanguíneo para uma área


a. Um problema enzimático celular, tornando a célula incapaz de usar o oxigênio liberado para ela
b. Um problema respiratório ou de ventilação/perfusão, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível no sangue
c. A diminuição na capacidade de transporte de oxigênio do sangue
d. Pelo aumento no aporte sanguíneo para uma área
e. A diminuição no aporte sanguíneo para uma área
User badge image
idosossaudaveis

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para identificar a opção que não causa hipóxia, vamos analisar cada alternativa: a) Um problema enzimático celular, tornando a célula incapaz de usar o oxigênio liberado para ela - Isso pode causar hipóxia, pois a célula não consegue utilizar o oxigênio disponível. b) Um problema respiratório ou de ventilação/perfusão, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível no sangue - Isso também causa hipóxia, pois diminui a oxigenação do sangue. c) A diminuição na capacidade de transporte de oxigênio do sangue - Isso causa hipóxia, pois menos oxigênio é transportado para os tecidos. d) Pelo aumento no aporte sanguíneo para uma área - Um aumento no aporte sanguíneo geralmente não causa hipóxia, pois mais sangue significa mais oxigênio disponível para os tecidos. e) A diminuição no aporte sanguíneo para uma área - Isso causa hipóxia, pois menos sangue significa menos oxigênio disponível. Portanto, a opção que não causa hipóxia é: d) Pelo aumento no aporte sanguíneo para uma área.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa "d. Pelo aumento no aporte sanguíneo para uma área". A hipóxia é uma condição em que o tecido corporal não recebe oxigênio suficiente para manter as funções normais do corpo. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, como problemas respiratórios, diminuição na capacidade de transporte de oxigênio do sangue e diminuição no aporte sanguíneo para uma área. No entanto, o aumento no aporte sanguíneo para uma área não é uma causa de hipóxia, mas sim de hiperemia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Há várias teorias que buscam esclarecer como se dá o processo de envelhecimento orgânico. Entre elas há as Teorias Biológicas que afirmam:
a. A deterioração de vários aspectos da função imunológica em nada se associa a maior ou menor aceleração do envelhecimento biológico.
b. Quanto maiores as taxas metabólicas ou a exposição a radiações externas (como os raios ultravioleta), maior a formação de radicais livres e melhor para o envelhecimento.
c. O sistema neuroendócrino influencia as atividades de órgãos, tecidos e células, no sentido de adaptar o corpo a modificações ambientais, como variações na temperatura, no trabalho físico ou no estresse emocional. Consequentemente contribui para o retardar do envelhecimento.
d. As teorias biológicas do envelhecimento examinam o assunto sob a ótica do declínio e da degeneração da função e da estrutura dos sistemas orgânicos e das células.
e. Uma das teorias mais conhecidas, dentre as que se baseiam na possibilidade de danos moleculares progressivos, é a Teoria das Ligações Cruzadas que afirma que moléculas reativas do DNA fazem ligações corrompidas que são assimiladas e mantidas no organismo.
O envelhecimento provoca alterações que afetam as funções da pele de: proteção, regulação de temperatura, sensibilidade e excreção. Dentre essas mudanças, está excluída a possibilidade de:
a. O colágeno tornar-se mais macio e aumentado
b. A gordura subcutânea diminuir especialmente nas extremidades
c. A epiderme e a derme tornarem-se mais delgadas
d. O suprimento sanguíneo sofrer decréscimo
e. As glândulas sebáceas e sudoríparas diminuírem a atividade


a. c e a
b. b e d
c. a e b
d. d e e
e. a e d

A polipatologia é definida como o acometimento de uma pessoa por mais de cinco morbidades ou doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), acidente vascular cerebral (AVC), osteoporose, entre outras. No idoso é bastante comum sua incidência. É incorreto afirmar que:
a. A cronicidade que caracteriza a maioria das doenças origina limitações intelectuais nos idosos que os impedem de realizar atividades, antes rotineiras e os obrigam a buscar ajuda de outras pessoas ou objetos que lhes deem mais segurança.
b. As doenças que podem advir com o envelhecimento são condicionadas pela vulnerabilidade do avançar da idade e por fatores de risco.
c. A polipatologia pode ser reflexo da melhor qualidade de vida e consequente aumento da expectativa de vida e acesso aos tratamentos cirúrgicos.
d. Em se tratando de idosos, as alterações fisiológicas provenientes do envelhecimento interferem na farmacocinética e farmacodinâmica das drogas, podendo ocasionar ausência de efeito farmacológico esperado, como sonolência, alterações do equilíbrio, da tonicidade muscular e surgimento de hipotensão, como reação positiva à droga.
e. A automedicação é considerada só quando se ingere medicamento sem prescrição profissional, por conta própria.


a. Apenas a alternativa A está incorreta.
b. Apenas a alternativa B está incorreta.
c. Apenas a alternativa C está incorreta.
d. Apenas a alternativa D está incorreta.
e. Apenas a alternativa E está incorreta.

Mais conteúdos dessa disciplina