Buscar

Sobre ecologia de paisagem, julgue os itens: I. A ecologia da paisagem é uma área do conhecimento relativamente nova dentro da ecologia, caracteri...

Sobre ecologia de paisagem, julgue os itens:


I. A ecologia da paisagem é uma área do conhecimento relativamente nova dentro da ecologia, caracterizada pela existência de dois principais enfoques: um geográfico, o qual foca no estudo da influência antrópica sobre a paisagem e na gestão do território; e outra ecológica, que salienta a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos e a importância destas relações no que diz respeito à conservação biológica.

II. A função de uma árvore em sua eco-unidade florestal deve ser ponderada, já que é muito importante no estabelecimento dessa eco-unidade, contribuindo com a sua sobrevivência, ou seja, a árvore reage a todos os fatores bióticos e abióticos vindos de seu biótipo natural, não consistindo apenas de fatores abióticos estabelecidos pelo solo e pelos fatores climáticos.

III. A estrutura da paisagem não interfere na dinâmica de populações, alterando os riscos de extinção e as possibilidades de deslocamento das populações pela paisagem.

IV. Geralmente, a presença das florestas pode ser restringida pela baixa precipitação pluviométrica ou por longos períodos de seca, por características do solo, como baixa fertilidade ou características físicas, como solos mal drenados ou com oxigenação insuficiente para a respiração das raízes. Contudo, algumas espécies podem se adaptar a estas condições, alterando suas características morfofisiológicas.


Marque a alternativa que contém todos os itens corretos:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e IV estão corretas. Justificativa: I. A ecologia da paisagem é uma área relativamente nova dentro da ecologia, que se preocupa com a influência antrópica sobre a paisagem e a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos. IV. A presença de florestas pode ser restringida por fatores como baixa precipitação pluviométrica, características do solo e longos períodos de seca, mas algumas espécies podem se adaptar a essas condições. II e III estão incorretas, pois a afirmação de que a função de uma árvore em sua eco-unidade florestal deve ser ponderada não é uma característica da ecologia da paisagem, e a estrutura da paisagem pode sim interferir na dinâmica de populações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais