Buscar

Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta diante desse caso: Um paciente de 82 anos, lúcido, realizará uma cirurgia eletiva para câncer...

Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta diante desse caso: Um paciente de 82 anos, lúcido, realizará uma cirurgia eletiva para câncer de reto. Sabendo da grande chance de o paciente precisar de um estoma, os familiares solicitam ao médico que não revele ao paciente essa informação antes do procedimento, pois referem que ele não irá aceitar a cirurgia.


A) Não revelar ao paciente a possibilidade do estoma, pois essa informação pode prejudicar psicologicamente o paciente.
B) Informar o paciente sobre a cirurgia, porém não sobre o estoma, deixando a explicação apenas para depois do procedimento, com a finalidade de que ele não deixe de fazer a cirurgia, já que esta é fundamental para seu tratamento.
C) Revelar ao paciente apenas as informações que os familiares julgarem necessárias.
D) Informar o paciente sobre a possibilidade do estoma apenas se ele questionar sobre tal assunto.
E) Informar o paciente sobre a possibilidade do estoma, independente da vontade dos familiares, já que o paciente é lúcido e é dever do médico informar os riscos do tratamento ao paciente.

Essa pergunta também está no material:

prova enare 2024 tipo 1
28 pág.

Medicina Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Informar o paciente sobre a possibilidade do estoma, independente da vontade dos familiares, já que o paciente é lúcido e é dever do médico informar os riscos do tratamento ao paciente. O médico tem o dever ético e legal de informar ao paciente todos os riscos e benefícios do tratamento, permitindo que ele tome uma decisão consciente e informada. Mesmo que os familiares solicitem que o médico não revele a informação, é importante que o paciente tenha acesso a todas as informações relevantes para o seu tratamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais