Buscar

Sabe-se que a anticoagulação na gravidez é uma associação que demanda cuidados especiais, com cautela e atenção nos momentos da gestação, do parto ...

Sabe-se que a anticoagulação na gravidez é uma associação que demanda cuidados especiais, com cautela e atenção nos momentos da gestação, do parto e do puerpério. Diante disso, é importante que no manejo dessas gestantes, os profissionais de saúde saibam que:


Alguns anticoagulantes orais têm efeito teratogênico, como heparina não fracionada (HNF) e heparina de baixo peso molecular (HBPM), e, por isso, contraindicados para gestantes.
A varfarina sódica não atravessa a barreira placentária, sendo o anticoagulante de escolha durante a gestação.
Vários esquemas de anticoagulação são disponíveis a gestantes diante dos riscos e benefícios ao binômio mãe-filho.
A anticoagulação permanente é indicada a mulheres que apresentam condições trombogênicas pré-gestacionais e cujo benefício supera riscos dessa administração.
Os efeitos colaterais da administração prolongada de anticoagulantes na gravidez estão presentes exclusivamente no feto como o efeito da teratogenicidade.

Essa pergunta também está no material:

Abordagem materna no pré-natal - Programa Mais Médicos
3 pág.

Medicina Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Vários esquemas de anticoagulação são disponíveis a gestantes diante dos riscos e benefícios ao binômio mãe-filho." Embora seja importante que os profissionais de saúde saibam que alguns anticoagulantes orais têm efeito teratogênico, como heparina não fracionada (HNF) e heparina de baixo peso molecular (HBPM), e, por isso, são contraindicados para gestantes, a afirmação não é totalmente correta, pois existem situações em que esses anticoagulantes podem ser utilizados com segurança durante a gravidez. A varfarina sódica não é o anticoagulante de escolha durante a gestação, pois atravessa a barreira placentária e pode causar malformações fetais e sangramento fetal. A anticoagulação permanente não é indicada a todas as mulheres que apresentam condições trombogênicas pré-gestacionais, mas sim àquelas que apresentam alto risco de trombose e cujo benefício da administração de anticoagulantes supera os riscos. Os efeitos colaterais da administração prolongada de anticoagulantes na gravidez podem afetar tanto a mãe quanto o feto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina