Buscar

O Brasil, assim como a maior parte do mundo, sofrerá uma forte redução da atividade econômica neste ano, em função da crise do coronavírus e seus i...

O Brasil, assim como a maior parte do mundo, sofrerá uma forte redução da atividade econômica neste ano, em função da crise do coronavírus e seus impactos na economia. Com isso, na métrica de dólares, preços correntes, o Brasil passaria da nona maior economia do mundo em 2019, para a 12º posição em 2020. No começo da década atual, em 2011, o Brasil ocupava a 7º posição até 2014, o primeiro ano da recessão (mas ainda com crescimento positivo do PIB, de 0,5%). Em 2015 e 16, o biênio de recuo da atividade econômica, o Brasil perdeu duas posições, passando para 8º em 2017 e novamente em 9º nos dois últimos anos. Mas, muito da mudança de posição entre 2019 e 2020 é devida a depreciação cambial, e não (somente) da queda de atividade econômica. A Tabela 2 mostra as maiores economias do mundo em 2019, e neste ano, segundo as projeções do FMI, com base no PIB em dólares. O PIB brasileiro passaria de US$ 1,8 trilhão para US$ 1,4 trilhão, sendo ultrapassado por Canadá, Coréia e Rússia.

Com relação ao texto e à tabela apresentada, analise as afirmações a seguir:


I – Segundo a projeção apresentada, o PIB do Brasil irá reduzir em aproximadamente 22%.

II – Entre todos os países apresentados, somente a China não irá sofrer reduções no PIB de acordo com a projeção apresentada.

III – A tabela apresentada é dita Tabela Combinada, pois apresenta duas informações para cada uma das variáveis.

IV – Em 2019, o PIB do Brasil representava 8,41% do PIB dos Estados Unidos. Já em 2020, essa representação caiu para apenas 6,73%.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Das afirmações apresentadas, apenas a afirmação IV está correta. Em 2019, o PIB do Brasil representava 8,41% do PIB dos Estados Unidos, enquanto em 2020 essa representação caiu para 6,73%. As outras afirmações estão incorretas, pois a projeção apresentada não indica uma redução de 22% no PIB do Brasil (afirmação I), a China também sofrerá redução no PIB de acordo com a tabela apresentada (afirmação II) e a tabela apresentada não é uma Tabela Combinada (afirmação III).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais