Buscar

O que é poder Constituinte?

💡 3 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Boa noite Kelvin, tudo bom? Que beleza de pergunta! Me lembra do meu primeiro semestre. Bom, o Poder Constituinte nada mais é que o Poder de criar, modificar, somar, revogar ou revisar alguma coisa relacionada à Constituição de um Estado. Legítimo para manifesfar este Poder é o povo, que o exerce por meio de seus representantes. Aqui tem um link interessante que podes ver a parte completa sobre o assunto Poder Constituinte: http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Constitucional/Poder_Constituinte.htm. Espero que tenha te ajudado! Bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Poder Constituinte é aquele responsável por elaborar e modificar normas constitucionais.

Portanto, é o poder de estabelecer uma nova Constituição de um Estado ou de modificar uma já existente. É a expressão da vontade suprema do povo, social e juridicamente organizado.

É dominante na doutrina brasileira que a titularidade do Poder Constituinte concerne ao povo, pois o Estado emana da soberania popular, cujo conceito é mais amplo do que o de Nação, assim, os anseios constituintes na verdade são aspirações populares propagadas por meio de seus representantes.

Mello ensina que as “assembleias Constituintes não titularizam o Poder Constituinte. São apenas órgãos aos quais se atribui, por delegação popular, o exercício dessa magna prerrogativa”.

A Constituição Federal prevê, em seu artigo 1º, parágrafo único, que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

O povo é o titular do Poder Constituinte, mas a ele não cabe o exercício direto do mesmo, havendo uma titularidade passiva, ao qual se atribui uma vontade constituinte que é sempre executada por um pequeno grupo social.

No caso brasileiro, o poder constituinte originário fora exercido pela Assembléia Constituinte. Já o poder constituinte derivado é exercido, na esfera federal, pelo congresso nacional. 

0
Dislike0
User badge image

Edilaine Francisca Freire

Muito útil
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais