Buscar

Recomendações elaboradas a partir da compreensão ampliada do processo saúde-doença, desenvolvidas de modo sistemático e baseadas em evidências cien...

Recomendações elaboradas a partir da compreensão ampliada do processo saúde-doença, desenvolvidas de modo sistemático e baseadas em evidências científicas, que têm por objetivo orientar decisões dos profissionais de saúde em um caso clínico, envolvendo ações de prevenção, promoção e assistência. As diretrizes desdobram-se em Guias de Prática Clínica/Protocolos Assistenciais que orientam as Linhas de Cuidado e viabilizam a comunicação entre as equipes e os serviços, a programação de ações e a padronização de determinados recursos. Forma de articulação de recursos e práticas de saúde entre as unidades de Atenção de uma região (Primária, Secundária ou Terciária), orientadas por diretrizes clínicas, assim como por acolhimento e condução dos usuários pelas possíveis vias de diagnóstico e tratamento na rede de saúde. Exemplo: diretriz clínica para o diagnóstico e tratamento da COVID-19.

As diretrizes clínicas são recomendações elaboradas a partir da compreensão ampliada do processo saúde-doença, desenvolvidas de modo sistemático e baseadas em evidências científicas.
As diretrizes clínicas desdobram-se em Guias de Prática Clínica/Protocolos Assistenciais que orientam as Linhas de Cuidado e viabilizam a comunicação entre as equipes e os serviços, a programação de ações e a padronização de determinados recursos.
As Linhas de Cuidado são uma forma de articulação de recursos e práticas de saúde entre as unidades de Atenção de uma região (Primária, Secundária ou Terciária), orientadas por diretrizes clínicas, assim como por acolhimento e condução dos usuários pelas possíveis vias de diagnóstico e tratamento na rede de saúde.
Um exemplo de diretriz clínica é a diretriz clínica para o diagnóstico e tratamento da COVID-19.

Essa pergunta também está no material:

PDF Cartilha explicativa - Ferramentas de Microgestão nas Redes de Atenção à Saúde
6 pág.

Saúde Coletiva Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto se refere às Diretrizes Clínicas, que são recomendações elaboradas a partir de evidências científicas e que têm como objetivo orientar as decisões dos profissionais de saúde em um caso clínico, envolvendo ações de prevenção, promoção e assistência. Essas diretrizes são desdobradas em Guias de Prática Clínica/Protocolos Assistenciais que orientam as Linhas de Cuidado e viabilizam a comunicação entre as equipes e os serviços, a programação de ações e a padronização de determinados recursos. As Linhas de Cuidado, por sua vez, são uma forma de articulação de recursos e práticas de saúde entre as unidades de Atenção de uma região (Primária, Secundária ou Terciária), orientadas por diretrizes clínicas, assim como por acolhimento e condução dos usuários pelas possíveis vias de diagnóstico e tratamento na rede de saúde. Um exemplo de diretriz clínica é a diretriz clínica para o diagnóstico e tratamento da COVID-19.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais