Buscar

1.2 Conflito de competência no Juizado Especial Cível Em regra, e como já foi dito várias vezes a você, a aplicação do CPC/15 é subsidiária à Lei ...

1.2 Conflito de competência no Juizado Especial Cível

Em regra, e como já foi dito várias vezes a você, a aplicação do CPC/15 é subsidiária à Lei 9.099/95 também no que tange à competência e seus conflitos. No entanto, existem algumas questões sobre esse tema que são discutidas demasiadamente entre doutrinadores, juristas e juízes, motivo pelo qual foi necessária sumular a questão e a elaboração de enunciados sobre o tema.

A primeira questão polêmica é sobre o conflito de competência entre uma vara do Juizado Especial Cível e uma vara da Justiça Comum, ambas do mesmo Tribunal. Alguns dizem que esse conflito deve ser resolvido pelo Superior Tribunal de Justiça e outros dizem que deve ser resolvido pelo Tribunal responsável, já que os Juizados fazem parte do mesmo Tribunal que a Justiça Comum.

E é esse último entendimento que prevalece, até que foi sumulado pelo STJ: Súmula 428 “Compete ao Tribunal Regional Federal decidir os conflitos de competência entre juizado especial federal e juízo federal da mesma seção judiciária”. Claro que o STJ será competente para analisar os casos de conflito se estiverem envolvidos Juizados Especiais Cíveis e Justiça Comum de Estados diferentes, conforme artigo 105, I, da Constituição Federal. Por exemplo: conflito de competência entre Juizado Especial Cível da Bahia com a Justiça Comum de São Paulo.

A segunda questão polêmica é a de quem resolve o conflito de competência entre Juizados Especiais do mesmo Tribunal? Alguns entendem que seria competente o Tribunal responsável por esses órgãos e outros, que é o que prevalece, entende que é competente a Turma Recursal para realizar tal análise do conflito, o que foi determinado pelo Enunciado 91 do Fórum Nacional dos Juízes Estaduais.

E a terceira questão polêmica é a que envolve o julgamento de mandado de segurança contra ato do Juizado Especial, se será pelo Tribunal de Justiça do Estado ou se será pela Turma Recursal do Juizado. E aí, o que você acha? Se você pensou que é competente para tanto a Turma Recursal, você acertou! É exatamente o que dispõe a Súmula 376 do Superior Tribunal de Justiça.

Para finalizar a questão da competência, é importante você saber que o ajuizamento de ações que preenchem a competência para atuação dos Juizados Especiais não é obrigatório, isto é, as partes possuem a faculdade de optarem pelos Juizados Especiais ou pela Justiça Comum, conforme é mencionado, também, no Enunciado nº01 do Fórum Nacional de Juízes Estaduais (FONAJE). Com isso terminamos a explicação sobre competência nos Juizados Especiais.


Essa pergunta também está no material:

COMPETÊNCIA
22 pág.

Direito Constitucional I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto, a competência nos Juizados Especiais Cíveis é regulada pela Lei 9.099/95 e, em caso de conflito de competência entre uma vara do Juizado Especial Cível e uma vara da Justiça Comum, ambas do mesmo Tribunal, o conflito deve ser resolvido pelo Tribunal responsável, já que os Juizados fazem parte do mesmo Tribunal que a Justiça Comum. Além disso, a Turma Recursal é competente para resolver conflitos de competência entre Juizados Especiais do mesmo Tribunal e para julgar mandados de segurança contra atos do Juizado Especial. As partes têm a faculdade de optar pelos Juizados Especiais ou pela Justiça Comum.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais