Buscar

Conclusão de um texto acadêmico deve: a. Apresentar informações novas, ainda não mencionadas na Introdução e no desenvolvimento do texto. b. ...

Conclusão de um texto acadêmico deve: a. Apresentar informações novas, ainda não mencionadas na Introdução e no desenvolvimento do texto. b. Contestar posicionamentos legitimados pelas vinculações teóricas apontadas na Introdução. c. Retomar o que foi dito no desenvolvimento do texto através de exemplos, citações e dados científicos. d. Amarrar o texto para encerrar a defesa do ponto de vista do autor com base em suas convicções pessoais. e. Comentar como as crenças, valores e opiniões pessoais do autor do texto foram ao encontro dos objetivos e das hipóteses propostas no trabalho.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta para a conclusão de um texto acadêmico é a letra "c", que diz que a conclusão deve retomar o que foi dito no desenvolvimento do texto através de exemplos, citações e dados científicos. A conclusão deve ser uma síntese do que foi apresentado no texto, sem apresentar informações novas ou contestar posicionamentos legitimados pelas vinculações teóricas apontadas na Introdução. Além disso, a conclusão não deve amarrar o texto para encerrar a defesa do ponto de vista do autor com base em suas convicções pessoais ou comentar como as crenças, valores e opiniões pessoais do autor do texto foram ao encontro dos objetivos e das hipóteses propostas no trabalho.

0
Dislike0
User badge image

Silvia Rodrigues

Sobre a linguagem e o formato na produção textual, marque a alternativa que não se encaixa à escrita de um bom texto:


a.

Um texto narrativo, como uma crônica, um conto ou uma novela, tem uma escrita um pouco mais livre, por isso, não precisa ser formatado de acordo com as Normas da ABNT.


b.

Na comunicação escrita é fundamental que haja um “encaixe” perfeito entre linguagem e formato.


c.

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de graduação e pós-graduação, permitem uma liberdade textual, por isso, a linguagem não precisa ser absolutamente formal.



d.

Textos de trabalhos acadêmicos possuem um formato esperado. Eles devem ser estruturados de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e escritos em uma linguagem formal.


e.

Antes de escrever um texto dissertativo, expositivo ou argumentativo é importante planejá-lo.


Feedback


Sua resposta está correta.

Textos de trabalhos acadêmicos para as disciplinas curriculares, para o TCC ou uma pós-graduação possuem um formato esperado e devem estar em conformidade com as Normas ABNT e escritos em uma linguagem formal.


A resposta correta é:


Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de graduação e pós-graduação, permitem uma liberdade textual, por isso, a linguagem não precisa ser absolutamente formal.

Questão 2

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Adaptado de VESTIBULAR UERJ 2009

Piaimã1

A inteligência do herói estava muito perturbada. Acordou com os berros da bicharia lá em baixo nas ruas, disparando entre as malocas temíveis. E aquele diacho de sagüi-açu2 (...) não era sagüim não, chamava elevador e era uma máquina. De-manhãzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros não eram nada disso não, eram mas cláxons3 campainhas apitos buzinas e tudo era máquina. As onças pardas não eram onças pardas, se chamavam fordes hupmobiles chevrolés dodges mármons e eram máquinas. Os tamanduás os boitatás4 as inajás5 de curuatás6 de fumo, em vez eram caminhões bondes autobondes anúncios-luminosos relógios faróis rádios motocicletas telefones gorjetas postes chaminés... Eram máquinas e tudo na cidade era só máquina! O herói aprendendo calado. De vez em quando estremecia. Voltava a ficar imóvel escutando assuntando maquinando numa cisma assombrada. Tomou-o um respeito cheio de inveja por essa deusa de deveras forçuda, Tupã7 famanado que os filhos da mandioca chamavam de Máquina, mais cantadeira que a Mãe-d’água8, em bulhas9 de sarapantar10.

Então resolveu ir brincar com a Máquina pra ser também imperador dos filhos da mandioca. Mas as três cunhãs11 deram muitas risadas e falaram que isso de deuses era gorda mentira antiga, que não tinha deus não e que com a máquina ninguém não brinca porque ela mata. A máquina não era deus não, nem possuía os distintivos femininos de que o herói gostava tanto. Era feita pelos homens. Se mexia com eletricidade com fogo com água com vento com fumo, os homens aproveitando as forças da natureza. Porém jacaré acreditou? nem o herói!

(...)

Macunaíma passou então uma semana sem comer nem brincar só maquinando nas brigas sem vitória dos filhos da mandioca com a Máquina. A Máquina era que matava os homens porém os homens é que mandavam na Máquina... Constatou pasmo que os filhos da mandioca eram donos sem mistério e sem força da máquina sem mistério sem querer sem fastio, incapaz de explicar as infelicidades por si. Estava nostálgico assim. Até que uma noite, suspenso no terraço dum arranhacéu com os manos, Macunaíma concluiu:

— Os filhos da mandioca não ganham da máquina nem ela ganha deles nesta luta. Há empate.

Não concluiu mais nada porque inda não estava acostumado com discursos porém palpitava pra ele muito embrulhadamente muito! que a máquina devia de ser um deus de que os homens não eram verdadeiramente donos só porque não tinham feito dela uma Iara explicável mas apenas uma realidade do mundo. De toda essa embrulhada o pensamento dele sacou bem clarinha uma luz: os homens é que eram máquinas e as máquinas é que eram homens. Macunaíma deu uma grande gargalhada. Percebeu que estava livre outra vez e teve uma satisfa mãe.

 

MÁRIO DE ANDRADE

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.

Belo Horizonte: Itatiaia, 1986.

 

Vocabulário:

1 Piaimã – personagem do romance

2 sagüi-açu, sagüim – macacos pequenos

3 cláxon – buzina externa nos automóveis antigos

4 boitatá – cobra-de-fogo, na mitologia tupi-guarani

5 inajá – palmeira de tamanho médio

6 curuatá – flor de palmeira

7 Tupã – entidade da mitologia tupi-guarani

8 Mãe-d’água – espécie de sereia das águas amazônicas

9 bulha – confusão de sons

10 sarapantar – espantar

11 cunhã – mulher jovem, em tupi

 

Alguns vocábulos possuem a propriedade de retomar integralmente uma ideia já apresentada antes. Essa propriedade é observada no vocábulo grifado em:


a.

“Macunaíma passou então uma semana sem comer nem brincar”


b.

“Tomou-o um respeito cheio de inveja”


c.

“Acordou com os berros da bicharia  em baixo”


d.

“Estava nostálgico assim.”



e.

Então resolveu ir brincar com a Máquina”


Feedback


Sua resposta está correta.

A anáfora é um exemplo de coesão referencial que ocorre quando as referências textuais retomam elementos já presentes no texto.


A resposta correta é:


“Estava nostálgico assim.”

Questão 3

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Sobre os tipos de plágio, analise as afirmativas abaixo, adaptadas da cartilha sobre plágio da Universidade Federal Fluminense:

I.                     Não há plágio quando se utiliza a ideia do autor, sem citar a fonte original, mas escrevendo de outra forma.

II.                   Plágio integral é quando se copia, palavra por palavra, um trabalho inteiro sem citar a fonte de onde tirou.

III.                 Plágio parcial ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras.

Estão corretas:


a.

I e II


b.

Apenas I


c.

Apenas II


d.

II e III



e.

I, II e III


Feedback


Sua resposta está correta.

“Segundo o professor Lécio Ra­mos, citado  por  Garschagen (2006),  podemos  listar  pelo me nos 3 tipos de plágio: Integral [...] Parcial que ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras. Conceitual a utilização da idéia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original”. (Trecho do documento “Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio”. Universidade Federal Fluminense. Autores: Guilherme Nery, Ana Paula Bragaglia, Flávia Clemente e Suzana Barbosa)


A resposta correta é:


II e III

Questão 4

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Adaptado de VESTIBULAR UERJ 2018

A política não é uma questão apenas de circulação de bens e riquezas. Na verdade, a política é também uma questão de circulação de afetos, da maneira como eles irão criar vínculos sociais, afetando os que fazem parte desses vínculos.

A maneira como somos afetados define o que somos e o que não somos capazes de ver, sentir e perceber. Definido o que vejo, sinto e percebo, definem-se o campo das minhas ações, a maneira como julgarei, o que faz parte e o que está excluído do meu mundo.

Percebam, por exemplo, como um dos maiores feitos políticos de 2015 foi a circulação de uma mera foto, a foto do menino sírio morto em um naufrágio no Mar Mediterrâneo. Nesse sentido, foi muito interessante pesquisar as reações de certos europeus que invadiram sites de notícias de seu continente com posts e comentários. Uma quantidade impressionante deles reclamava daqueles jornais que decidiram publicar a foto. Eles diziam basicamente a mesma coisa: “parem de nos mostrar o que não queremos ver”.

VLADIMIR SAFATLE

Quem tem o direito de falar?

Folha de S. Paulo, 25/09/2015.

 

No segundo parágrafo, observa-se a alternância no emprego da primeira pessoa do plural com a do singular. O emprego da primeira pessoa do singular estabelece o efeito de:


a.

reafirmar um posicionamento



b.

interpelar uma individualidade


c.

revelar uma culpa


d.

antecipar um preconceito


e.

negar um posicionamento


Feedback


Sua resposta está correta.

A questão está alinhada com o objetivo de aprendizagem de aplicar o tempo verbal para produzir determinado efeito retórico no texto.


A resposta correta é:


reafirmar um posicionamento

Questão 5

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Retirado de ENEM 2011

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. 

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que


a.

o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.


b.

“o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.


c.

o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.


d.

o termo “Também” exprime uma justificativa.


e.

a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.



Feedback


Sua resposta está correta.

A questão está alinhada com o objetivo de conceituar coesão e coerência, reconhecer a importância de ambas no texto, compreender e garantir a coesão referencial e sequencial, bem como a coerência no texto.


A resposta correta é:


a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.

Questão 6

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Adaptado de VESTIBULAR UERJ 2017

Na verdade, para a maior parte da humanidade, a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas enfermidades se instalam e velhas doenças, supostamente extirpadas, fazem seu retorno triunfal.

Todavia, podemos pensar na construção de um outro mundo, mediante uma globalização mais humana. As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir a globalização perversa de que falamos acima. Mas essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos.

MILTON SANTOS

Adaptado de Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004.

 

No primeiro parágrafo, as frases posteriores ao trecho “Na verdade, para a maior parte da humanidade, a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades” desenvolvem a argumentação do autor por meio da apresentação de:

a.

digressões


b.

evidências



c.

discordâncias


d.

hipóteses


e.

concordâncias


Feedback


Sua resposta está correta.

A questão está alinhada com o objetivo de identificar e utilizar técnicas para escrita de textos dissertativos, expositivos e argumentativos.


A resposta correta é:


evidências

Questão 7

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Sobre a escrita de um texto acadêmico, analise as afirmativas abaixo:

I.                     Deve-se apresentar o tema e o recorte do objeto na Introdução, para captar o interesse do leitor.

II.                   O tema e o objeto são etapas diferentes. Primeiro, decide-se o tema para que então seja definido o objeto.

III.                 Deve-se propor problemas de pesquisa, ou seja, perguntas que vão guiar a investigação e o desenvolvimento do trabalho.

 

Estão corretas:


a.

I, II e III



b.

Apenas I


c.

Apenas III


d.

Apenas II


e.

I e III


Feedback


Sua resposta está correta.

“O tema e o objeto são etapas diferentes. Primeiro, decide-se o tema para que então seja definido o objeto. Podemos pensar da seguinte forma: o tema se refere a um universo, enquanto o objeto é uma particularidade. Partindo de questões sobre o tema, como “o que há de interessante neste assunto?” e “quais seus aspectos relevantes que merecem ser estudados dentro do meu campo?”, o pesquisador delimitará o objeto de pesquisa. Para a definição do objeto, podemos considerar duas dimensões: 1. o recorte temporal; 2. o recorte geográfico Neste processo, deve-se propor problemas de pesquisa, ou seja, perguntas que vão guiar a investigação e o desenvolvimento do trabalho”. (Trecho do documento “Guia de escrita acadêmica para o Projeto de TCC”. Autor: professor Bruno Casalotti; coautora: professora Isabella Goulart)


A resposta correta é:


I, II e III

Questão 8

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


A Conclusão de um texto acadêmico deve:


a.

Comentar como as crenças, valores e opiniões pessoais do autor do texto foram ao encontro dos objetivos e das hipóteses propostas no trabalho.


b.

Contestar posicionamentos legitimados pelas vinculações teóricas apontadas na Introdução.


c.

Retomar o que foi dito no desenvolvimento do texto através de exemplos, citações e dados científicos.



d.

Amarrar o texto para encerrar a defesa do ponto de vista do autor com base em suas convicções pessoais.


e.

Apresentar informações novas, ainda não mencionadas na Introdução e no desenvolvimento do texto.


Feedback


Sua resposta está correta.

A Conclusão deve arrematar como os exemplos e citações foram ao encontro dos objetivos propostos e das hipóteses; retomar o que foi dito; reafirmar posicionamentos; amarrar o texto para encerrar a defesa do ponto de vista do autor com desenvolvimento de uma argumentação; não deve apresentar informações novas. A argumentação deve ser consistente e sempre fundamentada em dados científicos, fatos, citações, exemplos e pesquisas.


A resposta correta é:


Retomar o que foi dito no desenvolvimento do texto através de exemplos, citações e dados científicos.

Questão 9

Incorreto

Atingiu 0,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Leia as sentenças abaixo, adaptadas de um TCC sobre aplicativos de relacionamento, realizado por alunos do curso de Rádio e TV do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM. Assinale a alternativa que configura plágio acadêmico.


a.

Vivemos em uma sociedade na qual os seus principais valores são frutos do capital e que é pautada pelas características da modernidade líquida: um período de “dissolução” de todos os “sólidos” presentes no mundo, ou seja, período no qual todos os dogmas, verdades absolutas, instituições e tabus são questionados e consequentemente “dissolvidos”, para serem assim reinventados com a finalidade de manutenção da sociedade (BAUMAN, 2000)

b.

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, citado por Garcia (2016), vivemos em uma sociedade na qual os seus principais valores são frutos do capital e que é pautada pelas características da modernidade líquida: um período de “dissolução” de todos os “sólidos” presentes no mundo, ou seja, período no qual todos os dogmas, verdades absolutas, instituições e tabus são questionados e consequentemente “dissolvidos”, para serem assim reinventados com a finalidade de manutenção da sociedade

c.

Vivemos em uma sociedade na qual os seus principais valores são frutos do capital e que é pautada pelas características de um período de dissolução de todos os sólidos presentes no mundo, ou seja, período no qual todos os dogmas, verdades absolutas, instituições e tabus são questionados e consequentemente dissolvidos, para serem assim reinventados com a finalidade de manutenção da sociedade

d.

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman (2000), vivemos em uma sociedade na qual os seus principais valores são frutos do capital e que é pautada pelas características da modernidade líquida, conceito postulado e compreendido por ele, como um período de “dissolução” de todos os “sólidos” presentes no mundo, ou seja, período no qual todos os dogmas, verdades absolutas, instituições e tabus são questionados e consequentemente “dissolvidos”, para serem assim reinventados com a finalidade de manutenção da sociedade


e.

Vivemos em uma sociedade na qual os seus principais valores são frutos do capital e que é pautada pelas características da modernidade líquida, sendo um conceito postulado e compreendido pelo sociólogo Zygmunt Bauman, no ano 2000, como um período de “dissolução” de todos os “sólidos” presentes no mundo, ou seja, período no qual todos os dogmas, verdades absolutas, instituições e tabus são questionados e consequentemente “dissolvidos”, para serem assim reinventados com a finalidade de manutenção da sociedade

Feedback


Sua resposta está incorreta.

Quando a ideia de um autor, neste caso, o sociólogo Zygmunt Bauman, é escrita de outra forma, porém, sem citar a fonte original, configura-se plágio conceitual.


A resposta correta é:

Vivemos em uma sociedade na qual os seus principais valores são frutos do capital e que é pautada pelas características de um período de dissolução de todos os sólidos presentes no mundo, ou seja, período no qual todos os dogmas, verdades absolutas, instituições e tabus são questionados e consequentemente dissolvidos, para serem assim reinventados com a finalidade de manutenção da sociedade

Questão 10

Correto

Atingiu 1,0 de 1,0

Marcar questão

Texto da questão


Retirado de ENEM 2010

O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros. Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de chegar à área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente da sua área.

No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Apóscruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0.

Disponível em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).

O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos, sendo que


a.

enquanto tem um significado alternativo, porque conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo.


b.

após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça.


c.

no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de ocorrência.


d.

por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.


e.

mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado.



Feedback


Sua resposta está correta.

A questão está alinhada com o objetivo de conceituar coesão e coerência, reconhecer a importância de ambas no texto, compreender e garantir a coesão referencial e sequencial, bem como a coerência no texto.


A resposta correta é:


mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina