Buscar

Os agentes antipsicóticos têm a capacidade de reduzir os sintomas psicóticos em uma variedade de condições, como esquizofrenia, transtorno bipolar,...

Os agentes antipsicóticos têm a capacidade de reduzir os sintomas psicóticos em uma variedade de condições, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão psicótica, psicoses. Sobre essa classe de fármacos, leia atentamente. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - Os principais neurotransmissores que se pensam estarem envolvidos na patogênese da esquizofrenia são a dopamina e o glutamato.

POR QUE

II - A diminuição da liberação de dopamina no córtex pré-frontal poderia estar associada aos sintomas negativos da esquizofrenia.

I - Os principais neurotransmissores que se pensam estarem envolvidos na patogênese da esquizofrenia são a dopamina e o glutamato.
II - A diminuição da liberação de dopamina no córtex pré-frontal poderia estar associada aos sintomas negativos da esquizofrenia.
A. As asserções I e II são falsas.
B. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
D. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa pergunta também está no material:

farmacologia II
5 pág.

Farmacologia I Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Explicação: Os agentes antipsicóticos são fármacos que atuam no sistema nervoso central, reduzindo os sintomas psicóticos em uma variedade de condições, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão psicótica, psicoses, entre outras. A asserção I é verdadeira, pois a dopamina e o glutamato são neurotransmissores que se pensa estarem envolvidos na patogênese da esquizofrenia. A asserção II também é verdadeira, pois a diminuição da liberação de dopamina no córtex pré-frontal pode estar associada aos sintomas negativos da esquizofrenia. Além disso, a asserção II é uma justificativa correta da asserção I, pois a diminuição da liberação de dopamina no córtex pré-frontal pode estar relacionada à disfunção do sistema dopaminérgico, que é um dos principais sistemas envolvidos na patogênese da esquizofrenia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais