Logo Passei Direto
Buscar

Hidráulica

Colégio Objetivo
Considere as seguintes afirmacoes abaixo: I – Turbina converte parte da carga hidráulica que entra em energia mecânica, logo, o escoamento fica defasado dessa energia que foi convertida. Por este motivo, a carga que “sai” é menor do que a que “entra”. II – Curva de estrangulação aponta a variação da energia cedida ao sistema pela bomba, vinculando uma altura de carga hidráulica fornecida em função da vazão que passa pela bomba. Assim, a carga hidráulica decresce com o aumento da vazão. III – Curva de canalização aponta a variação de energia necessária ao sistema, vinculando a perda de carga do conduto de aspiração em função da vazão que passa pela canalização do sistema. Assim, a carga hidráulica necessária decresce quanto maior for a vazão.

I – Verdadeira.
II – Verdadeira.
III – Verdadeira.
A) Apenas III está correta.
B) I e II estão corretas.
C) I e III estão corretas.
D) II e III estão corretas.
E) Todas estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I – Turbina converte parte da carga hidráulica que entra em energia mecânica, logo, o escoamento fica defasado dessa energia que foi convertida. Por este motivo, a carga que “sai” é menor do que a que “entra”. Verdadeira. Isso está correto, pois a turbina realmente converte energia hidráulica em energia mecânica, resultando em uma diminuição da carga hidráulica. II – Curva de estrangulação aponta a variação da energia cedida ao sistema pela bomba, vinculando uma altura de carga hidráulica fornecida em função da vazão que passa pela bomba. Assim, a carga hidráulica decresce com o aumento da vazão. Verdadeira. A curva de estrangulação mostra que, à medida que a vazão aumenta, a carga hidráulica fornecida pela bomba pode diminuir. III – Curva de canalização aponta a variação de energia necessária ao sistema, vinculando a perda de carga do conduto de aspiração em função da vazão que passa pela canalização do sistema. Assim, a carga hidráulica necessária decresce quanto maior for a vazão. Falsa. A curva de canalização geralmente mostra que a perda de carga aumenta com o aumento da vazão, não decresce. Com base nas análises, as afirmações I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: B) I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C) I e III estão corretas. A afirmativa I está correta, pois a turbina converte parte da carga hidráulica em energia mecânica, o que faz com que a carga que "sai" seja menor do que a que "entra". A afirmativa III também está correta, pois a curva de canalização aponta a variação de energia necessária ao sistema, vinculando a perda de carga do conduto de aspiração em função da vazão que passa pela canalização do sistema, fazendo com que a carga hidráulica necessária decresça quanto maior for a vazão. A afirmativa II está incorreta, pois a curva de estrangulação aponta a variação da energia cedida ao sistema pela bomba, vinculando uma altura de carga hidráulica fornecida em função da vazão que passa pela bomba, mas a carga hidráulica não decresce com o aumento da vazão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Calcule a perda de carga singular em um conduto de 0,5km com diâmetro de 300mm com o líquido com a vazão de 160L/s, com as seguintes singularidades: válvula globo aberta (Ks = 10*) e cotovelo de 45°(Ks=0,40*). *valor de Ks de acordo com Azevedo Netto (1988).


A) hps = 2,68 m.
B) hps = 8,26 m.
C) hps = 3,41 m.
D) hps = 6,82 m.
E) hps = 4,13 m.

Uma tubulação com 100mm de diâmetro, assentada com uma inclinação de 5% ao longo de 10m do seu comprimento, transporta 20L/s. A pressão ao longo da tubulação é constante. Determine a perda de carga neste trecho.


A) 6.25 mca.
B) 0.50 mca.
C) 1.50 mca.
D) 3.75 mca.
E) 12.0 mca.

Num determinado projeto, a água escoa por um tubo cuja seção varia de um ponto 1 para um ponto 2, de 200 cm² para 70 cm², respectivamente. No ponto 1, a pressão é de 0,8 kgf/cm² com elevação de 100 m, ao passo que, no ponto 2, a pressão é de 2,24 kgf/m² com elevação 70 m. Calcule a vazão em litros por segundo.


A) 280 L/s.
B) 2,8 L/s.
C) 0,28 L/s.
D) 28 L/s.
E) 0,028 L/s.

Qual é a forma geral da equação universal de perda de carga?


A) hf = K × (v³/2g)
B) hf = K × (v²/2g)
C) hf = K × v
D) hf = K × (v/g)
E) hf = K x (v³/3g)

No século XIX, destaca-se a divisão de função entre o arquiteto e o engenheiro civil, mesmo ainda não estabelecida a regulamentação dessas profissões, ficando a cargo do engenheiro a realização das obras, a contento ou não. O campo da então chamada Arquitetura Hidráulica englobava construções de comunicação. Como é de conhecimento dos estudantes de engenharia, linhas de energia elétrica, estradas e redes de rádio de micro-ondas, os sistemas de água podem ter uma topologia de rede em anéis ou ramificação, ou uma combinação de ambos. Considerando uma distribuição ramificada, qual a vazão de distribuição total em uma localidade que tem uma demanda per capita de 200l/hab.dia, cuja população de 7000 habitantes tenderá a crescer 20% em 10 anos? Considere os valores de coeficiente de majoração horária e diária como 1,5 e 1,2, respectivamente.


A) 8,3 L/s
B) 29,2 L/s
C) 5,8 L/s
D) 3,6 L/s
E) 35,0 L/s

Mais conteúdos dessa disciplina