Buscar

As perdas de carga em sistemas de escoamento em tubulações são fenômenos complexos e interligados que exigem cuidadoso planejamento e projeto para ...

As perdas de carga em sistemas de escoamento em tubulações são fenômenos complexos e interligados que exigem cuidadoso planejamento e projeto para garantir o funcionamento adequado e eficiente dos sistemas. Elas representam a redução da pressão do fluido ao longo da tubulação devido a dois principais fatores: a perda de carga distribuída e a perda de carga singular. É importante ressaltar que, em muitos sistemas, a perda de carga distribuída é predominante em relação às perdas singulares. No entanto, em situações específicas, as perdas de carga singulares podem ser tão ou mais significativas, impactando diretamente na eficiência do sistema de escoamento. Compreender os fatores que contribuem para essas perdas é fundamental para aprimorar o desempenho e a economia em projetos de engenharia hidráulica e fluidodinâmica.

Fonte: BIRD, R. B.; STEWART, W. E.; LIGHTFOOT, E. N. Fenómenos de transporte. Barcelona: Reverté, 2020.Considerando o texto, sobre as características na análise das perdas de carga em sistemas de escoamento, analise as afirmativas a seguir:

I. O fator de atrito é determinado de formas diferentes, a depender se o escoamento é laminar ou turbulento.

II. O coeficiente da perda de carga distribuída (ou fator de atrito) está em função do número de Reynolds e da rugosidade relativa.

III. A perda de carga distribuída é proporcional ao comprimento da tubulação, ou seja, quanto maior o comprimento da tubulação, maior a perda de carga.

IV. O estudo das perdas de carga distribuídas requer que algumas hipóteses sejam estabelecidas, sendo o escoamento em regime transiente, isto é, as propriedades do fluido variam com o tempo em um determinado ponto do escoamento, uma delas.

É correto o que se afirma em:

A) I, II e III, apenas.


B) II, III e IV, apenas


C) I e IV, apenas.


D) III e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e III, apenas. Justificativa: I. O fator de atrito é determinado de formas diferentes, a depender se o escoamento é laminar ou turbulento. II. O coeficiente da perda de carga distribuída (ou fator de atrito) está em função do número de Reynolds e da rugosidade relativa. III. A perda de carga distribuída é proporcional ao comprimento da tubulação, ou seja, quanto maior o comprimento da tubulação, maior a perda de carga. A afirmativa IV está incorreta, pois o estudo das perdas de carga distribuídas requer que algumas hipóteses sejam estabelecidas, sendo o escoamento em regime permanente, isto é, as propriedades do fluido não variam com o tempo em um determinado ponto do escoamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais