Buscar

Sobre o processo brasileiro de industrialização, fala-se que, embora seja bastante avançado e tenha grande significado na América Latina, ele é cla...

Sobre o processo brasileiro de industrialização, fala-se que, embora seja bastante avançado e tenha grande significado na América Latina, ele é classificado como tardio e que sua origem substitutiva de importados deixou lacunas na sua implantação.

Justifique o emprego do adjetivo TARDIO para o nosso processo de industrialização e esclareça de que lacunas trata a questão.


Essa pergunta também está no material:

Geografia
3 pág.

Geografia Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio porque ocorreu em um momento posterior ao de outros países, como a Inglaterra, que iniciou a Revolução Industrial no século XVIII. Além disso, a industrialização brasileira ocorreu de forma acelerada apenas a partir da década de 1930, com a criação do Estado Novo e a implementação de políticas de incentivo à industrialização. Quanto às lacunas deixadas pela industrialização substitutiva de importados, pode-se destacar a falta de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a dependência de tecnologias estrangeiras e a concentração de renda e poder nas mãos de poucas empresas e grupos econômicos. Além disso, a industrialização brasileira não conseguiu resolver problemas estruturais do país, como a desigualdade social e a falta de infraestrutura adequada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais