Buscar

Como o aspecto emocional de uma pessoa influencia no desencadeamento do câncer? Hoje conhecemos muito mais sobre as interações neuroimunoendócrina...

Como o aspecto emocional de uma pessoa influencia no desencadeamento do câncer?

Hoje conhecemos muito mais sobre as interações neuroimunoendócrinas, ou seja, as relações entre o sistema nervoso (que, entre outras funções, processa as emoções); o sistema imune (que nos protege contra infecções e contra o aparecimento de células cancerosas) e o sistema endócrino (que através da produção de hormônios integra e regula as atividades do nosso corpo).
Entre as células do sistema imune existe um tipo conhecido como NK (Natural Killer), capazes de destruir sem imunização (vacinação prévia) microrganismos intracelulares, células tumorais e infectadas por vírus.
A célula NK não age efetivamente contra uma grande massa tumoral, mas é capaz de destruir células isoladas.
Por isso, é fundamental impedir a proliferação inicial do tumor para limitar o surgimento de metástases (tumor secundário, disseminado a distância por meio de células tumorais que caem na circulação sanguínea).
Hormônios e neurotransmissores, cuja produção é desencadeada por emoções positivas ou negativas, são responsáveis por regular as células NK.
Os glicocorticóides, por exemplo, liberados em situações de estresse, podem inibir a atividade das NK, enquanto a endorfina pode aumentar a sua ação.
Assim, fortes alterações emocionais podem indiretamente influenciar o desenvolvimento do câncer.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O aspecto emocional de uma pessoa pode influenciar no desencadeamento do câncer devido às interações neuroimunoendócrinas. As emoções podem afetar a produção de hormônios e neurotransmissores, que regulam as células NK (Natural Killer) do sistema imunológico. As células NK são responsáveis por destruir células tumorais e infectadas por vírus. Hormônios como os glicocorticóides, liberados em situações de estresse, podem inibir a atividade das células NK, enquanto a endorfina pode aumentar sua ação. Portanto, fortes alterações emocionais podem indiretamente influenciar o desenvolvimento do câncer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais