Buscar

A análise comparada do Direito sempre teve seu lugar no âmbito da pesquisa jurídica. Tida como sofisticação ou refinamento técnico, a prática compa...

A análise comparada do Direito sempre teve seu lugar no âmbito da pesquisa jurídica. Tida como sofisticação ou refinamento técnico, a prática comparatista sempre esteve presente, de uma forma ou de outra, nos melhores textos da literatura científica. Por outro lado, a presença da comparação nas pesquisas acadêmicas ou nas decisões judiciais é marcada predominante por sua marginalidade na construção dos fundamentos dos argumentos teóricos. O Direito Comparado, apesar de apreciado quando utilizado na pesquisa científica, paradoxalmente nunca teve o valor de sua contribuição e seu espaço institucional efetivamente reconhecido. Seu lugar está marcado longe do protagonismo.

 

Fonte: DUTRA, D. C.; VIEIRA, J. R. O Direito Constitucional Comparado entre Renascimento e Consolidação. Sequência, n. 76, p. 69-94, 2017.


Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 


I. A Constituição pode ser conceituada como um conjunto de princípios e regras relativos à estrutura e ao funcionamento do Estado.


PORQUE


II. No Princípio da supremacia da Constituição a norma constitucional é superior, devendo ser obedecida por todas as demais normas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é a letra A) porque a Constituição é um conjunto de normas e princípios que estabelecem a organização e o funcionamento do Estado, enquanto o Princípio da Supremacia da Constituição estabelece que a Constituição é a norma mais importante do ordenamento jurídico, devendo ser respeitada por todas as outras normas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais