Buscar

A palavra auditoria, originada de audit, do latim, foi adotada historicamente com o intuito de promover a confiança nos negócios e, consequentement...

A palavra auditoria, originada de audit, do latim, foi adotada historicamente com o intuito de promover a confiança nos negócios e, consequentemente, conquistar os investidores. Esse conceito inicial ainda é impresso na auditoria, mas sofreu o acréscimo de outras aplicabilidades.

Portanto, qual alternativa representa o conceito que abrange auditoria em saúde, considerando todas as suas possibilidades?

A. 

A auditoria em saúde terá como premissa todos os conceitos da auditoria contábil, acrescida das particularidades dos serviços de saúde, como o atendimento às normas e às legislações de saúde. Poderá também lançar mão de métodos que se adaptam às características dos serviços de saúde, com base em determinantes preestabelecidos para confecção de relatório e parecer que vise a propor adequações e à melhoria também na qualidade.

B. 

A auditoria em saúde compreende todas as premissas da auditoria contábil, ou seja, o controle, a fiscalização, a sistematização e a observação de práticas, os registros contábil e financeiros, assim como os resultados destes decorrentes, visando a encontrar desvios, perdas e danos ao patrimônio. Porém não admite qualquer especificidade relacionada à prestação de serviços de saúde.

C. 

A auditoria em saúde prevê garantir a conferência, a fiscalização e o exame de arquivos sem levar em consideração as normas e as legislações vigentes em saúde, pois sua única intenção é a contábil, tanto interna quanto externa. Seguindo ainda os padrões da auditoria contábil, não cabe à auditoria em saúde seguir a orientação de determinantes preestabelecidos e próprios da auditoria em saúde, pois os quesitos são o mesmos desde a origem da auditoria.

D. 

A auditoria em saúde nada mais é do que a conferência de documentos médicos e de saúde, seguindo os padrões da auditoria contábil, mas com adequações para os serviços de saúde, sem que haja necessidade de atendimento às normas e às legislações vigentes, pois toda unidade de saúde sabe as normas e as legislações que deve seguir. A essas questões assistenciais, caberiam outras fiscalizações que não envolvem a auditoria em saúde.

E. 

A auditoria em saúde deve propor seus determinantes com base em normas e legislações vigentes, com metodologia própria, sem qualquer ligação com as origens da auditoria, ou seja, a fiscalização e o controle. Assim, será possível atender a níveis assistenciais de qualidade simplesmente pelo comprometimento e pela confiança em seus profissionais. Contudo poderá propor metodologias próprias para auditar.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que representa o conceito que abrange auditoria em saúde, considerando todas as suas possibilidades é a alternativa A: "A auditoria em saúde terá como premissa todos os conceitos da auditoria contábil, acrescida das particularidades dos serviços de saúde, como o atendimento às normas e às legislações de saúde. Poderá também lançar mão de métodos que se adaptam às características dos serviços de saúde, com base em determinantes preestabelecidos para confecção de relatório e parecer que vise a propor adequações e à melhoria também na qualidade."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais