Buscar

A6. De acordo com o conteúdo da aula 06, três teses buscaram explicar “porque a filosofia não floresceu no Brasil como na Europa ou tenha sido uma ...

A6. De acordo com o conteúdo da aula 06, três teses buscaram explicar “porque a filosofia não floresceu no Brasil como na Europa ou tenha sido uma mera repetição, sem muita originalidade, do que se pensara na metrópole”. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas representam as três teses acima mencionadas e qual está incorreta: I. Tese da herança lusitana, segundo a qual os portugueses não eram tão afeitos às investigações filosóficas, o que influenciou o Brasil. II. Tese do ecletismo religioso, segundo a qual a diversidade de culturas e crenças presentes no Brasil impede uma dedicação focada na interpretação filosófica da sociedade. III. Tese do desinteresse do povo brasileiro, segundo a qual o grande público não costuma ter interesse pela filosofia e o povo brasileiro não é afeito às atividades do espírito. IV. Tese do descaso no ensino da filosofia, segundo a qual as aulas de filosofia ofertadas no Brasil tendem a ser de baixa qualidade, tratadas com descaso. Assinale a alternativa que apresenta a correta avaliação das afirmativas acima:

I. Tese da herança lusitana, segundo a qual os portugueses não eram tão afeitos às investigações filosóficas, o que influenciou o Brasil.
II. Tese do ecletismo religioso, segundo a qual a diversidade de culturas e crenças presentes no Brasil impede uma dedicação focada na interpretação filosófica da sociedade.
III. Tese do desinteresse do povo brasileiro, segundo a qual o grande público não costuma ter interesse pela filosofia e o povo brasileiro não é afeito às atividades do espírito.
IV. Tese do descaso no ensino da filosofia, segundo a qual as aulas de filosofia ofertadas no Brasil tendem a ser de baixa qualidade, tratadas com descaso.
a) Estão corretas as teses apresentadas em I, II e III e incorreta a tese apresentada em IV;
b) Estão corretas as teses apresentadas em I, II e IV e incorreta a tese apresentada em III;
c) Estão corretas as teses apresentadas em I, III e IV e incorreta a tese apresentada em II;
d) Estão corretas as teses apresentadas em II, III e IV e incorreta a tese apresentada em I;
e) Estão corretas as teses apresentadas em I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 - FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA
5 pág.

Fundamentos de Filosofia e Ética Centro Universitário Internacional UninterCentro Universitário Internacional Uninter

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Estão corretas as teses apresentadas em I, II e III e incorreta a tese apresentada em IV".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais