Buscar

A6 - Leia o fragmento a seguir: “Durante a década de 1920, a América Latina conviveu com intensas discussões e debates no campo das esquerdas acerc...

A6 - Leia o fragmento a seguir: “Durante a década de 1920, a América Latina conviveu com intensas discussões e debates no campo das esquerdas acerca de “projetos” político-econômicos que poderiam ser implantados em seus países, aproximadamente um século após a independência de grande parte deles. Como representativo desse processo efervescente de debates entre as esquerdas, destacamos três intelectuais e as aproximações e divergências que tiveram concernentes ao processo de revolução e libertação nacional latino-americano: José Carlos Mariátegui (1894-1930), Victor Raúl Haya de la Torre (1895-1979) e Julio Antonio Mella (1903-1929)” (Reflexões sobre o marxismo na América Latina nos anos 1920: José Carlos Mariátegui, Haya de la Torre e Julio Antonio Mella. Raphael Coelho Neto. Disponível em: . Acesso em 26 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas

( ) Assim como os ideais anarquistas, o pensamento marxista chega à América Latina no final do século XIX, juntamente com a vinda de imigrantes europeus.

( ) A partir da Revolução Soviética de 1917, a filosofia política de inspiração marxista passará a rivalizar com a anarquista nos movimentos populares e sindicais.

( ) Ao longo do século XX, tanto o anarquismo quanto o comunismo não lograram êxitos, pois, os países latino-americanos vieram longos períodos de estabilidade política.

( ) Com as independências das nações latino-americanas nos séculos XVIII e XIX, as mesmas conquistaram sua autonomia política e econômica.

( ) O XXº Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o Concílio Vaticano IIº e a Revolução Cubana provocaram profundas transformações nos partidos políticos latino-americanos de inspiração marxista.

Agora marque a sequência correta:


a) V, F, V, F, V;
b) F, F, V, V, F;
c) F, V, F, V, F;
d) V, V, F, F, V;
e) F, F, F, V, V;

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 - FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA
5 pág.

Fundamentos de Filosofia e Ética Centro Universitário Internacional UninterCentro Universitário Internacional Uninter

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) V, V, F, F, V. Justificativa: - A primeira afirmativa é falsa, pois o pensamento marxista chega à América Latina no início do século XX, não no final do século XIX. - A segunda afirmativa é falsa, pois a filosofia política de inspiração marxista passará a rivalizar com a anarquista nos movimentos populares e sindicais antes da Revolução Soviética de 1917. - A terceira afirmativa é falsa, pois tanto o anarquismo quanto o comunismo tiveram êxitos em alguns países latino-americanos, como Cuba e Nicarágua. - A quarta afirmativa é verdadeira, pois com as independências das nações latino-americanas nos séculos XVIII e XIX, as mesmas conquistaram sua autonomia política e econômica. - A quinta afirmativa é verdadeira, pois o XXº Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o Concílio Vaticano IIº e a Revolução Cubana provocaram profundas transformações nos partidos políticos latino-americanos de inspiração marxista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais