Buscar

O dia 30 de outubro é estabelecido como o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas ...

O dia 30 de outubro é estabelecido como o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas representam um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor. Todavia, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. As doenças reumáticas mais comuns são: osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide, dentre outras. Os sintomas característicos das doenças reumáticas constituem dores nas articulações, vermelhidão, calor e inchaço nas articulações (que são os sinais cardinais da resposta inflamatória) e dificuldade de movimentar as articulações

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), são medicamentos utilizados com elevada frequência, no alívio da dor e inflamação características das manifestações articulares. Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas tomem AINEs diariamente, apesar de sua toxicidade e de seus efeitos adversos.


Em nosso país, alguns AINEs, como diclofenaco, nimesulida, naproxeno, ibuprofeno e cetoprofeno, estão incluídos na lista de medicamentos isentos de prescrição (MIP). Ao mesmo tempo, são inúmeros os AINEs que são passíveis de serem adquiridos sem receita médica, inclusive por terem custo relativamente baixo. Contudo, essa facilidade de acesso à medicação está relacionada com seu uso irracional, o que é preocupante, visto que estes fármacos podem causar inúmeros efeitos adversos, principalmente gastrointestinais.


Considerando este panorama, é importante que a população tenha acesso às informações sobre esta classe farmacológica. Consequentemente, cabe ao profissional da saúde promover a divulgação dessas informações aos pacientes para que possam diminuir a incidência de tais efeitos e assim fazer o uso de forma correta, garantindo a segurança da saúde do paciente e promovendo a eficácia do medicamento.


Sendo assim, a proposta da atividade é a elaboração de um folder informativo com o tema: “Uso de anti-inflamatório não esteroidal no tratamento da Doenças Reumáticas”. Primeiro, responda as questões que seguem abaixo e utilize as informações das questões pra montar o folder. O folder pode ser feito no WORD utilizando os modelos de Folhetos disponíveis ou em aplicativos como o Canva®, e deve ser anexado na etapa 5 do seu formulário padrão.


1) Descreva como os AINEs não seletivos exercem seu mecanismo de ação, reduzindo a resposta inflamatória característica dos sinais cardinais das doenças inflamatórias.


​2) Mencione o principal efeito adverso dos AINEs não seletivos para COX.


3) Os AINEs são classificados de acordo com sua composição química. A esse respeito, apresente a classe dos AINEs não seletivos para COX utilizados no tratamento das doenças reumáticas e cite ao menos um exemplo de fármacos pertencentes a cada classe mencionada.


4) Explique a diferença dos coxibes em relação aos AINEs convencionais, considerando o mecanismo de ação e mencione em quais situações os coxibes se tornam a primeira escolha no tratamento das doenças reumáticas.


5) Anexo do folder e da foto de distribuição do folder: Após elaborado o folder o salve como imagem. Na sequência imprima de 1 a 5 cópias e distribua no seu local de trabalho, para amigos ou familiares. Anexe pelo menos uma foto do momento da distribuição no formulário padrão de envio da atividade MAPA, bem como uma foto do seu folder (essa ação irá compor a nota final da atividade MAPA). 

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1) Os AINEs não seletivos exercem seu mecanismo de ação inibindo a enzima ciclooxigenase (COX), que é responsável pela produção de prostaglandinas, substâncias que causam inflamação, dor e febre. Ao inibir a COX, os AINEs reduzem a produção de prostaglandinas, diminuindo assim a resposta inflamatória característica dos sinais cardinais das doenças inflamatórias. 2) O principal efeito adverso dos AINEs não seletivos para COX é a irritação gastrointestinal, que pode levar a úlceras, sangramentos e perfurações no estômago e no intestino. 3) Os AINEs não seletivos para COX utilizados no tratamento das doenças reumáticas são classificados em duas classes: ácido acetilsalicílico (AAS) e não AAS. Exemplos de AINEs não AAS são o diclofenaco, o ibuprofeno, o naproxeno e o cetoprofeno. O AAS é representado pelo próprio ácido acetilsalicílico. 4) Os coxibes são AINEs seletivos para COX-2, ou seja, inibem apenas a COX-2, poupando a COX-1, que é responsável pela proteção da mucosa gástrica. Dessa forma, os coxibes apresentam menor risco de irritação gastrointestinal do que os AINEs não seletivos. Os coxibes são a primeira escolha no tratamento das doenças reumáticas quando há contraindicação ou intolerância aos AINEs não seletivos. 5) O folder informativo deve ser elaborado pelo aluno e anexado na etapa 5 do formulário padrão. O aluno deve imprimir de 1 a 5 cópias do folder e distribuir no seu local de trabalho, para amigos ou familiares. O aluno deve anexar pelo menos uma foto do momento da distribuição no formulário padrão de envio da atividade MAPA, bem como uma foto do seu folder.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais