Descartes desenvolveu um método de dúvida que se orienta a partir das seguintes regras: a evidência, a análise, a síntese e o desmembramento. A regra da evidência consiste em não deixar margem para conjecturas e dúvidas. Qualquer coisa deve ser clara por si mesma. É impossível construir um conhecimento verdadeiro a partir da certeza da existência do ser que duvida. Para Descartes, o "eu" é uma coisa que pensa, mas não é capaz de fornecer um conhecimento que não se pode duvidar. A Somente a sentença III está correta. B As sentenças I e II estão corretas. C As sentenças II, III e IV estão corretas. D As sentenças I e IV estão corretas.
Sobre os aspectos que constituem a narrativa mítica, analise as sentenças a seguir:
I- Ainda que o termo grego mythos signifique um tipo de discurso fictício ou imaginário, contudo este discurso imaginário não consiste em uma mentira. II- O mito tem sua origem na capacidade que o ser humano possui de raciocinar e buscar uma explicação razoável para aquilo que lhe causa espanto. III- O discurso mítico é descabido e sem coerência, pois não possui racionalidade e expressa o devaneio psicológico dos primeiros filósofos. IV- Os primeiros pensadores utilizavam exclusivamente o discurso mítico como uma maneira de assustar as pessoas e exercer poder sobre elas. A As sentenças I e II estão corretas. B As sentenças II e III estão corretas. C As sentenças I, III e IV estão corretas. D As sentenças III e IV estão corretas.
Sobre a maneira como os filósofos definem a filosofia, analise as sentenças a seguir:
I- Para Descartes a filosofia é um conhecimento perfeito sobre todas as coisas que o homem pode conhecer. II- Para Descartes, a filosofia é um tipo de conhecimento imperfeito sobre algumas coisas que o homem pode conhecer. III- Kant compreende a filosofia como a ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana. IV- Segundo Platão, a filosofia é o uso do saber apenas para o homem comum, isso exclui os sábios e os escravos. A As sentenças I e II estão corretas. B As sentenças II, III e IV estão corretas. C As sentenças I, II e IV estão corretas. D As sentenças I e III estão corretas.
Sobre o mundo sensível, analise as sentenças a seguir:
I- O mundo sensível somente é acessado pela intensa atividade filosófica. II- O mundo sensível é o mundo dos fenômenos, ou seja, é o mundo concreto no qual vivemos. III- O mundo sensível se trata de uma cópia imperfeita do mundo inteligível. IV- O mundo sensível é composto pelas ideias puras da razão. A As sentenças III e IV estão corretas. B As sentenças II e III estão corretas. C As sentenças I e IV estão corretas. D As sentenças I, II e III estão corretas.
Sobre o mito, assinale a alternativa CORRETA:
A A ciência. B A linguagem. C A física. D A sua realidade. A A ciência. B A linguagem. C A física. D A sua realidade.
Em Agostinho, a alma é concebida como o elo entre as ideias divinas e o corpo vivificado por ela. A alma é imortal, imaterial e não se encontra limitada ao espaço físico. A alma dos filósofos é superior à alma dos demais seres humanos. A alma habita o corpo e é responsável por mantê-lo, pois ela é centelha divina. A As sentenças II, III e IV estão corretas. B As sentenças I, II e IV estão corretas. C Apenas a sentença I está correta. D As sentenças III e IV estão corretas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Este escrito trata do surgimento da filosofia entre os pré-socráticos. Esta obra trata da progressão do universo até chegar ao que conhecemos hoje. A Teogonia se trata de uma narrativa acerca do surgimento do mundo a partir dos primeiros deuses. Por mais importante que seja a Teogonia, contudo não possuía nenhuma função didática entre os gregos. A As sentenças I e IV estão corretas. B As sentenças II e III estão corretas. C As sentenças I, III e IV estão corretas. D As sentenças I e II estão corretas.
Sobre o filósofo que desenvolveu tal método, assinale a alternativa CORRETA:
Sócrates. Maquiavel. Anaxágoras. Descartes. A Sócrates. B Maquiavel. C Anaxágoras. D Descartes.