Buscar

Miguel Reale costumava afirmar que em um país duas são as leis fundamentais: de um lado a Constituição, estruturando o Estado e de outro lado o Cód...

Miguel Reale costumava afirmar que em um país duas são as leis fundamentais: de um lado a Constituição, estruturando o Estado e de outro lado o Código Civil, que em sua percepção é a ¿Constituição do homem comum¿. Em virtude dessa percepção sobre a codificação civil é possível afirmar que:

(a) Questões ainda não consolidadas na doutrina e na jurisprudência, embora já sejam fatos sociais, não podem ser previstas em codificações, justamente pela falta de unanimidade.

(b) O Código é a representação do conjunto de valores impresso no tecido social e que o legislador deve sistematizar.

(c) O Código Civil deve ser compreendido como uma lei completa e perfeita.

(d) O Código Civil não deve analisar de forma crítica os fatos pretéritos, buscando formular um pensamento com bases sólidas sobre o que se pretende no futuro.

(e) O Código Civil, por ser o centro das relações privadas, não admite a complementação de assuntos em outros tipos normativos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a percepção de Miguel Reale, o Código Civil é a "Constituição do homem comum", ou seja, é a lei fundamental que estrutura as relações privadas entre as pessoas. Portanto, a alternativa correta é a letra (b): "O Código é a representação do conjunto de valores impresso no tecido social e que o legislador deve sistematizar".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais