Buscar

'A gestação consiste em condição diabetogênica, uma vez que a placenta produz hormônios hiperglicemiantes e enzimas placentárias que degradam a ins...

'A gestação consiste em condição diabetogênica, uma vez que a placenta produz hormônios hiperglicemiantes e enzimas placentárias que degradam a insulina, com consequente aumento compensatório na produção de insulina e na resistência à insulina, podendo evoluir com disfunção das células β. O DMG trata-se de uma intolerância a carboidratos de gravidade variável, que se inicia durante a gestação atual, sem ter previamente preenchido os critérios diagnósticos de DM.'' (SBD. Diretrizes - Sociedade Brasileira de Diabetes: 2019-2020, Clannad Ed. Científica, 2019. Consultado eletronicamente em: 27 abr. 2021).

Sobre o acompanhamento das gestantes e o diagnóstico do diabetes gestacional, analise as asserções a seguir:

I. Durante a primeira rotina do pré-natal, um médico solicitou a dosagem de glicose em jejum e a TOTG após 2 horas com 75 gramas de dextrose. Com os resultados dos exames, glicemia em jejum ≥ 126 mg/dL e glicemia após ≥ 200mg/dL, ele classificou essa gestante como apresentando diabetes mellitus gestacional.

Porque

II. O diagnóstico de diabetes gestacional é considerado quando, durante o rastreamento na gestação, no mínimo um dos valores a seguir encontram-se alterados. São eles: glicemia em jejum ≥ 92 mg/dL; glicemia 1 hora após sobrecarga ≥ 180 mg/dL; e glicemia 2 horas após sobrecarga ≥ 153 mg/dL.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição verdadeira enquanto a II é falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira". Isso ocorre porque a asserção I apresenta valores de glicemia em jejum e após sobrecarga que não correspondem aos critérios diagnósticos de diabetes gestacional. Já a asserção II apresenta os valores corretos para o diagnóstico de diabetes gestacional durante o rastreamento na gestação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais