Buscar

Ao atender um paciente na unidade básica de saúde (UBS), um médico da família suspeita que esteja diante de um caso de febre amarela. Segundo as no...

Ao atender um paciente na unidade básica de saúde (UBS), um médico da família suspeita que esteja diante de um caso de febre amarela. Segundo as normas do Sistema de Vigilância Epidemiológica, qual seria a conduta mais adequada?


a) Notificar à Vigilância Epidemiológica em até sete dias, caso o resultado do teste diagnóstico confirme o diagnóstico clínico.
b) Notificar prontamente o caso suspeito por telefone ou por e-mail às autoridades, por se tratar de doença grave com risco de dispersão para outras áreas do território nacional e internacional.
c) Esperar 24 horas de evolução da doença e notificar à Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.
d) Encaminhar o doente para um centro de referência especializado em arboviroses para o tratamento e possível notificação.

Essa pergunta também está no material:

P1 - EPIDEMIO - 106
3 pág.

Epidemiologia Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa mais adequada seria a letra B) Notificar prontamente o caso suspeito por telefone ou por e-mail às autoridades, por se tratar de doença grave com risco de dispersão para outras áreas do território nacional e internacional. A notificação imediata é importante para que as autoridades possam tomar as medidas necessárias para evitar a disseminação da doença. Além disso, a febre amarela é uma doença de notificação compulsória, ou seja, é obrigatório que os profissionais de saúde notifiquem os casos suspeitos ou confirmados às autoridades sanitárias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais