Buscar

"Entre a memória e a transmissão das lembranças intervém uma série de mediações que imprimem sua própria lógica ao processo de rememoração e na for...

"Entre a memória e a transmissão das lembranças intervém uma série de mediações que imprimem sua própria lógica ao processo de rememoração e na forma como será expressada, destacando a participação direta do ouvinte. Não há objetividade pura e simples nas lembranças, os fatos e acontecimentos podem ser os mesmos, mas a significação dada pelo narrador é trabalhada e transformada em função do tempo e da sua situação de vida."

(FERNANDES, Maria Esther. A "História de Vida" como instrumento de captação da realidade social. História (UNESP). São Paulo.

v.12, 1993, p. 220).

Sobre as noções de memória, lembrança e oralidade; avalie as afirmações a seguir:

I. A memória é a aptidão humana de armazenar informações, caracterizada pelo acúmulo constante, retrato fiel

e individualidade

extrema.

II. A memória individual é uma perspectiva da memória coletiva, pois todos os indivíduos fazem parte de uma rede social que molda suas lembranças, valores e condições matérias. 

III. Na atualidade, após a revolução documental, a subjetividade e as eventuais de informações do relato oral não são encaradas como fatores negativos da história oral. Está correto o que se afirma em.

A • apenas I.

B. O apenas l e II.


C. O apenas l e III.

D. apenas II e III.

E. • apenas II.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais