Buscar

Qual agente etiológico, ciclo evolutivo e patogenia da doença de Chagas? Agente etiológico: É o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, reservató...

Qual agente etiológico, ciclo evolutivo e patogenia da doença de Chagas?

Agente etiológico: É o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, reservatório: o homem e outros mamíferos (gato, cão, rato doméstico, macaco, tatu, gambá, morcego, etc.). Aves e animais de sangue frio são refratários à infecção (lagarto, sapos, etc.).
Ciclo evolutivo: o barbeiro pica uma pessoa infectada com o parasita, no seu intestino os parasitas se reproduzem, o barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o Trypanosoma cruzi quando se coça. Os parasitas caem na circulação sanguínea. O barbeiro pica a pessoa infectada e o ciclo recomeça.
Patogenia: fase aguda - de 10 a 15 dias, podendo durar entre 10 e 15 semanas; ocorre morte em 10% dos casos (principalmente em crianças – meningoencefalite); sinal de Romanã e Chagoma de Inuculação; decrescem os níveis de IgM e sobem os níveis de IgG.

Essa pergunta também está no material:

parasitologia
5 pág.

Parasitologia Humana Faculdade Unigran CapitalFaculdade Unigran Capital

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A doença de Chagas é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, que tem como reservatório o homem e outros mamíferos. O ciclo evolutivo ocorre quando o barbeiro pica uma pessoa infectada com o parasita, no seu intestino os parasitas se reproduzem, o barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o Trypanosoma cruzi quando se coça. Os parasitas caem na circulação sanguínea. O barbeiro pica a pessoa infectada e o ciclo recomeça. Na fase aguda, que dura de 10 a 15 dias, podendo durar entre 10 e 15 semanas, ocorre morte em 10% dos casos (principalmente em crianças – meningoencefalite); sinal de Romanã e Chagoma de Inuculação; decrescem os níveis de IgM e sobem os níveis de IgG.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais