Buscar

Quando passa da condição de Colônia para a de Império, o Brasil mantém sua economia calcada na exportação de produtos agrícolas para as nações que ...

Quando passa da condição de Colônia para a de Império, o Brasil mantém sua economia calcada na exportação de produtos agrícolas para as nações que se industrializavam naquele momento. No Segundo Reinado, a exploração detinha-se especialmente no açúcar e no café, dois setores agrícolas que alimentavam diretamente a organização burocrático-administrativa e política do Estado imperial, em pleno acordo com a lógica da presença e do domínio privado sobre os interesses públicos e a confusão entre público e privado, característica da política brasileira. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O principal produto de exportação do Brasil foi o café, nesse período, tanto para os EUA quanto para a Europa.

(    ) O café passa a ocupar essa posição após o declínio do ciclo minerador, e as vastas áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro terão suas economias centradas na cafeicultura.

(    ) Essa atividade econômica marcou profundamente a sociedade brasileira, como fomentar o aparecimento de uma sólida elite rural.

(    ) A elite rural passou a interferir em outros ramos da economia, como incentivar o ciclo migratório de europeus para novas áreas de cultivo, ao longo do século XIX.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V - F - V - F.


B) V - V - V - V.


C) F - V - F - V.


D) F - F - V - F.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) V - F - V - F. O principal produto de exportação do Brasil foi o açúcar no período colonial, mas no Segundo Reinado, o café passou a ocupar essa posição. As vastas áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro tiveram suas economias centradas na cafeicultura. Essa atividade econômica marcou profundamente a sociedade brasileira, fomentando o aparecimento de uma sólida elite rural. No entanto, a elite rural não interferiu em outros ramos da economia, como incentivar o ciclo migratório de europeus para novas áreas de cultivo, ao longo do século XIX.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais